1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Oficiais criticam texto de clubes militares contra a Comissão da Verdade

240312_cmvBrasil - Agência Pulsar - Em manifesto, dois militares criticam o texto assinado por presidentes de clubes militares que critica a Lei da Anistia e a Comissão da Verdade. Os capitães, também sócios dos clubes, discordam dessa posição e defendem punição aos torturadores.


Fernando de Santa Rosa e Luiz Carlos de Souza Moreira redigiram um texto em que negam que o posicionamento dos clubes seja uma unanimidade entre militares. A resposta foi escrita em nome da Associação Democrática e Nacionalista dos Militares (Adnam).

Nas últimas semanas, o textos assinados pelos presidentes dos clubes da Aeronáutica, Militar e Naval criticavam as ministras Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e Eleonora Menicucci, da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), por questionarem a Lei da Anistia.

A sugestão de que poderia haver punição aos oficiais da reserva motivou um segundo manifesto mais agressivo, que classificou a Comissão da Verdade como “revanchismo”. O texto virou um abaixo-assinado de militares da reserva e de civis.

No manifesto de resposta da Adnam, que ganhou visibilidade nesta segunda-feira (19), Fernando Rosa e Luiz Carlos Moreira afirmam que maioria dos que assinaram é formada por generais e coronéis. Nesse sentido, militares formados dentro da ideologia que instaurou a ditadura militar em 1964.

Fernando Rosa e Luiz Carlos Moreira não só defenderam a Comissão da Verdade, como a punição a torturadores. Além disso, ressaltaram que ainda há gente “fascista” na ativa em instituições militares.

Fonte: Sul 21


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.