1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

Athletic Bilbao e Espanha: Simples erro ou má fé?

Raphael Tsavkko Garcia

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

Defenderei a casa de meu pai

Athletic Bilbao e Espanha: Simples erro ou má fé?

Raphael Tsavkko Garcia - Publicado: Sábado, 17 Março 2012 17:51

Raphael Tsavkko

Depois da vitória do Athletic Bilbao sobre o Manchester United na Liga Europa, a (grande) mídia brasileira - em especial o Uol e alguns outros portais subsidiários - noticiaram incansavelmente que os "espanhóis" teriam ganho dos ingleses.


Nada poderia ser mais errado.

De fato Bilbao, maior cidade do País Basco, fica no Estado Espanhol - não pela vontade da maioria dos bascos, claro -, porém sua população se identifica majoritariamente como basca e não como espanhola, sendo este nome usado apenas, por exemplo (e por força maior) nos passaportes dos cidadãos quando resolvem sair do Estado Espanhol.

Característica máxima do Athletic, aliás, é o fato de NÃO aceitar jogadores que não sejam bascos, e isso inclui qualquer cidadão espanhol ou do Estado Espanhol (como catalães e galegos), e há uma enorme diferença entre dizer simplesmente "Espanha", que por vezes faz relação direta com a ideia de uma nação e "Estado Espanhol", que indica um Estado com múltiplas nações/identidades em seu interior.

Não cabe aqui discurtir se isso seria uma forma de racismo, pois esta piada já foi desmistificada há muito tempo, apesar de esporádicas tentativas de se trazer o assunto à tona. O Athletic representa a resistência de uma minoria oprimida e não uma forma de supremacismo tosca.

É difícil esperar inteligência da grande mídia brasileira, aquela que cita o País Basco apenas para falar em terrorismo e a ETA - ao mesmo tempo em que esconde o terrorismo estatal contra os bascos -, mas a coisa beira a má fé com a insistência em chamar de espanhol um time que jamais aceitou ou aceitará que um espanhol jogue em suas fileiras!

A coisa complica mais ainda quando vemos que o Athletic, mais que simples time, representa a identidade nacional basca - ou ao menos Bizkaína -, sendo mais que uma paixão, mas a representação no futebol da identidade nacional de um povo e de sua resistência contra a opressão.

É uma completa falta de respeito e de capacidade jornalística continuar no erro de chamar os jogadores e o time de "espanhóis", quando não o são.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.