1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Poetisa colombiana, perseguida pelo governo de Santos, ganha site em português

110112_angyegaonaColômbia - Diário Liberdade - No próximo dia 23 de janeiro de 2012 terá inicio o julgamento de Angye Gaona, poetisa e jornalista colombiana.


"Acusada por crimes de rebelião e tráfico de drogas, e considerada pela justiça de seu país como uma criminosa de alta periculosidade", Angye Gaona é só mais uma mulher perseguida pelo governo da Colômbia.

Uma artista das lutas sociais

Angye Gaona foi integrante da equipe organizadora do Festival Internacional de Poesia de Medellín, organizando assim em 2001 a primeira exposição do festival Internacional de Poesia Experimental. Também tem cultivado a escultura e a produção radiofônica. Trabalha realizando atividades de promoção das potências da poesia em sua cidade natal. Seus poemas foram incluídos em antologias e publicações impressas e digitais na Colômbia e no exterior.

Em 2009, publicou seu primeiro livro: Nascimento Volátil (Ilustrações de Natalia Rendón), e participou do Encontro Internacional de surrealismo atual: O Umbral Secreto, (Santiago do Chile), a maior mostra já realizada do movimento surrealista na América Latina.

Em 2010 realizou o poema experimental, Os Filhos do Vento, disponível no site. Sua obra foi traduzida parcialmente em francês, catalão, português e inglês.

Em 2011 ganhou o Salão metropolitano das artes Mire. Em 2012 participará da Exposição Internacional Surrealismo 2012 (Pennsylvania, EUA), se não for encarcerada até lá.

Um Dossiê Especial bilingüe lhe será dedicado, no próximo número da revista poética francesa La voix de autres, que será publicada em março de 2012.

Entenda o caso

Em janeiro de 2011, foi detida e encarcerada durante 4 meses em uma prisão de média segurança sem que fosse iniciado qualquer julgamento durante sua detenção. Depois de uma intensa campanha de petições de alcance internacional, foi posta em liberdade provisória, pois já se passava o tempo limite para iniciar seu julgamento.

A promotoria colombiana acusa a poetisa de "conspiração criminosa agravada por delito de narcotráfico e rebelião". No meio da desordem da promotoria e dos tribunais na Colômbia, um julgamento injusto está para começar na cidade de Cartagena de Indias, a mais de 800 km de Bucaramanga, cidade onde Angye reside. Testemunhas de defesa estão impossibilitadas de viajarem para cidade do julgamento.

Apesar de ter uma vida difícil, com menos do necessário para alimentar a sua filhinha – com quem compartilha um apartamento em um bairro humilde de Bucaramanga, Angye Gaona se solidarizou, por meio de seu trabalho cultural e poético, com os milhares de presos políticos que padecem nos cárceres de seu país. A resposta do estado colombiano, como para todos aqueles que desafiam a ordem de terror estabelecida no país, não poderia ser outra.

A necessidade de uma campanha de solidariedade Internacional

Atualmente estimam que a Colômbia tenha mais de 7.500 presos políticos, mais de 60 mil casos de pessoas desaparecidas e milhares de refugiados. Episódios como os "falsos positivos", onde milhares de civis inocentes foram assassinados por parte do exército do governo para fazê-los passar por guerrilheiros mortos em combate e a forma como que agem os grupos paramilitares, em sua maioria ligados ao narcotráfico e as oligarquias que controlam o estado e as instituições políticas e jurídicas, colocam a Colômbia com um país que mais desrespeita os direitos humanos no mundo.

Com Julgamento arranjado desde o princípio, Angye corre perigo de sofrer até vinte anos de prisão ou algo pior, por delitos que jamais cometeu.

Por isso é mais do que bem vindo todo tipo de solidariedade. Cristina Castello, poeta argentina que vive na França, amiga de Angye, vem fazendo um fervoroso chamado de apoio a toda comunidade internacional para o caso.

Solidariedade Brasileira

No Brasil está sendo criado o Comitê Brasileiro de Solidariedade à Angye Gaona. O comitê já conta com um site, onde podem ser visualizadas maiores informações, orientações para ajuda e poemas de Angye, traduzidos para português.

Para Jefferson Vasques, poeta brasileiro ligado às causas sociais e populares, e um dos organizadores do movimento no Brasil, "é preciso uma campanha internacional urgente que pressione o governo terrorista de Juan Manuel [Santos]" para "absolvição" de Angye.

Além disso, o comitê pretende estender sua solidariedade com os outros presos políticos colombianos.

O endereço do site é: http://angyegaonalivre.wordpress.com/. Para contato está disponibilizado o e-mail: jeffvasques@gmail.com.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.