1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Tropa de choque invade a USP

081111_usp_2_Reproducao_288Brasil - Blog do Miro - [Altamiro Borges] A versão online da Agência Estado informou às 06h17 de hoje:


Teve início às 5h10 a ação de reintegração de posse do prédio da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), na zona oeste da capital, ocupado desde a madrugada do último dia 2 por dezenas de estudantes que exigem o fim da presença da Polícia Militar dentro do campus.

São 400 policiais da Tropa de Choque que chegaram ao local e, munidos de cassetetes, escudos e armas com balas de borracha, arrombaram um portão que dá acesso ao prédio e foram de encontro aos estudantes. Bombeiros também foram acionados para intervir caso haja necessidade de socorro a eventuais feridos.

O prédio foi cercado por completo. Às 5h25, boa parte dos estudantes já havia sido retirada pacificamente. Não houve confronto entre as partes. O efetivo empregado pela corporação, segundo o comando no local, foi necessário para garantir a integridade física de todos.

Por volta das 6h, a situação era de tensão no campus. De acordo com a Rádio CBN, havia dezenas de estudantes detidos. Polícia Militar fazia a reintegração com o auxílio de dois helicópteros.

A truculência tucana

O desfecho deste episódio confirma a truculência dos governos tucanos no trato de demandas sociais. Na semana passada, cerca de 600 estudantes aprovaram em assembléia a manutenção da ocupação da USP. O movimento exige o fim da presença da PM no campus e melhorias nas condições de estudo e pesquisa. Foi formada uma comissão de negociação, composta por estudantes, professores e funcionários da universidade, e foi marcada nova assembléia para amanha (9).

O governador Geraldo Alckmin não aguardou a nova assembléia e acionou a tropa de choque para invadir a USP e reprimir os manifestantes. Setores da direita hidrófoba, principalmente da mídia, exigiram sangue e o governador tucano atendeu. O campus da USP voltou a lembrar os tempos sombrios da ditadura militar.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.