1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

O Vaticano apoia a causa de Pedro Varela, conhecido nazista espanhol preso

Estado espanhol - Diário Liberdade - 050911_varelaO Vaticano, através de Monsenhor Renzo Fratini, expressou mediante carta sua preocupação pela situação de Pedro Varela, proprietário da livraria Europa, de tendência neonazi aberta em Barcelona, fundador do grupo nazista espanhol CEDADE nos anos 80 e atualmente encarcerado em Brians.


O site Libertad Pedro Varela enviou uma carta ao Vaticano para "tentar por todos os meios disponíveis (a imprensa e a televisão, no entanto, nos vetam) difundir este vergonhoso caso".

"A 17 de agosto, Monsenhor Renzo Fratini respondeu à missiva enviada, com esta que reproduzimos. Consta-nos, além disso, que na sua visita a Espanha o Papa se pôs em contato com o governo espanhol interessando pelo caso de Pedro", explicam.

Na citada carta, Fratini considera "lamentável a situação do senhor Pedro Varela Geiss, que sofre cativeiro em Brians". "Desejo assegurar-lhe que esta Nunciatura Apostólica se interessou ante as autoridades por tão sensível caso, e por motivo de sua presença na Jornada Mundial da Juventude, pôs a anexa missiva dirigida ao secretário de que sua Santidade o terá presente em suas orações", indica.

"Com meus melhore desejos de bem, aproveito a oportunidade para manifetsar-lhe as expressões de minha consideração e estima em Cristo", conclui a carta.

Pedro Varela é proprietário de uma livraria de orientação nazista na capital da Catalunha, onde organizou eventos com alguns dos principais autores e dirigentes do movimento nazi-fascista internacional, até que a livraria foi fechada e ele preso por fazer apologia do nazismo. Nos anos 80, Varela foi dirigente da organização nazista espanhola CEDADE, que publicava materiais e realizava campanhas de exaltação do nazismo e de Adolf Hitler. Agora cumpre pena de 2 anos e 9 meses de prisão.

Diferentes organizações da extrema-direita espanhola mantêm uma campanha pela liberdade de Pedro Varela, que agora recebe também o apoio da cúpula da Igreja Católica através do próprio Estado Vaticano.

050911_varela


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.