1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

Inglaterra: Porque agora?

José Biern Boyd Perfeito

Clica na imagem para ver o perfil e outros textos do autor ou autora

A jangada de ideias

Inglaterra: Porque agora?

José Biern Boyd Perfeito - Publicado: Quarta, 10 Agosto 2011 02:00

Jose Biern Boyd Perfeito

Porque é que as mesmas áreas sempre explodem primeiro, seja qual for a causa? Puro acidente? Pode ter algo a ver com as raças e a pobreza de classe institucionalizada e das dificuldades da vida quotidiana?


Os políticos da coligação Conservadores-LIB DEM (incluindo o novo (velho) New Labour, que pode muito bem preparar-se para um governo nacional, se a recessão continuar em ritmo acelerado), com suas ideologias petrificadas não podem desligar-se disto, porque os três partidos são igualmente responsáveis ??pela crise. Eles indicaram o caminho.

Não se pode agora olhar para o lado e assobiar, como se nada fosse com eles.

Eles priviligiam dos ricos, não se interessam pelos mais pobres, governam contra eles, com uma descarada á vontade, cortam o que os movimentos sociais levaram anos de sangue e de lágrimas a construir.

Agora, para demostrar poder, vão dizer que os juízes e magistrados devem dar o exemplo, dando sentenças pesadas e exemplares para os manifestantes que foram presos.

Eles nunca questionaram seriamente porque é que nenhum policia foi processado pela morte de mais 1.000 pessoas, em custódia desde 1990. Seja qual for o partido que nos tem governado, qualquer que seja a cor da pele do MP's, eles revelam as mesmas linhas, os mesmos interesses.

Sim, sabemos que a violência nas ruas de Londres é ma. Sim, sabemos que o saque das lojas é errado. Mas porque é que isso está a acontecer agora? Porque não aconteceu no ano passado? Porque as queixas e a revolta se acumularam ao longo do tempo, porque quando o sistema provoca a morte de um jovem cidadão a partir de uma comunidade pobre, simultaneamente conscientemente e inconscientemente, essa comunidade quer a resposta. E tem os meios proprios de a exigir.

E pode ficar pior se os políticos se subjugarem á elite capitalista, com o apoio da televisão estatal domesticada e a a network de Murdoch, e não conseguirem lidar com a economia, continuando a punir os mais pobres e os menos abastados com as políticas governamentais que têm vindo a promover vai para três décadas. Desumanisar o 'inimigo', em casa ou no exterior, criando mêdo e prisão sem julgamentos, não pode resultar para sempre.

Há uma centelha de futuro, aqui.

Se houvesse um partido de oposição política séria no Parlamento deste País, estaria a argumentar a favor de desmontar o andaime instável do sistema neo-liberal antes que ele se desintegre totalmente e esmague ainda mais pessoas.

Em toda a Europa, as características que separavam os partidos de centro-esquerda de centro-direita, os conservadores de social-democratas, desapareceram. A mesma retorica da política oficial e da solucao para a sociedade, priva os segmentos menos privilegiados do eleitorado, a maioria, de poder decidir as suas proprias politicas

Os jovens desempregados ou precarios em Tottenham, Hackney, Brixton e Enfield , sabem muito bem que o sistema está contra eles. Confrontar os políticos não tem impacto real sobre a maioria das pessoas, muito menos os da iluminação dos fogos nas ruas.

Os fogos serão apagados.

Haverá alguns inquéritos patéticos ou outros a avaliar porque Mark Duggan foi baleado, os sentimentos e os lamentos serão expressos, haverá flores da polícia no funeral.

Os manifestantes presos serão punidos e todos vão dar um suspiro de alívio e seguir em frente até isto acontecer novamente.

Jose Biern Boyd Perfeito

Oxford09082011


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.