1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

Segunda crónica da ativista portuguesa do GAP na Palestina

120711_palPalestina - Diário Liberdade - Continuamos a publicação dos textos remetidos por uma ativista solidária portuguesa participante em acções de apoio à causa árabe no interior da Palestina. A imagem foi remetida também pela companheira.


Companheir@s

O apelo da sociedade civil palestina aos povos do mundo foi feito no sentido de não nos calarmos sobre as injustiças cometidas neste canto do mundo, de não pactuarmos com o silenciamento sistemático do sofrimento e isolamento de um povo assim como pelo desrespeito quotidiano tanto dos direitos humanos como das decisões internacionais. Pois, apesar do muro ter sido condenado, continua a ser construído.

A estratégia parece ser a de levar o povo palestino ao desgaste. A vida do quotidiano é imprevisível, é sempre uma vida adiada. Este apelo é apartidário e pacífico, é um apelo à resistência popular a que @s palestin@s já estão habituados, mas é uma resistência popular internacional que está a ser solicitada.

Este dia foi de «comemoração» para a Palestina pois, em 2005, o Tribunal Internacional de Haia declarou a ilegalidade do muro e dos colonatos. Pode parecer estranho falar-se em comemoração, posto que, perante as resoluções e decisões legais, o que se comemora é precisamente aquilo que a comunidade internacional é incapaz de fazer: com que os sucessivos governos de Israel as cumpram.

Foram programadas uma série de manifestações. Tivemos um pequeno «breefing» antes de partir com todos os activistas do nosso grupo, uma dezena de estrangeiros que conseguiram passar no aeroporto, outros activistas e voluntários estrangeiros já presentes em Belém e Mazin, o mentor desta iniciativa da sociedade civil, onde nos foram explicados os riscos e as medidas a tomar. Quase todos os activistas se manifestaram no sentido de participar, sendo que alguns iriam participar à distância. Estavamos a pensar ir a duas manifestações, uma no Checkpoint de Qalandiya entre Ramallah e Jerusalém e outra em Ba'lin (Bi'lin). Estas foram as informações oficiais, porque, após um longo trajecto até Ba'lin, onde nos encontrámos com mais cerca de trinta activistas estrangeiros e palestinos, o destino foi outro: An Nabi-Salih uma aldeia isolada que fica a cerca de 15 km de Ba'lin.

O caminho foi bastante longo, por pequenas estradas numa paisagem lunar...pedras e pó. Muito perto de An Nabi-Salih, tivemos que parar o autocarro porque avistámos soldados a impedir a passagem para a aldeia. Saímos com as nossas bandeiras e começámos a marchar em direcção aos soldados, para manifestar a nossa indignação por não nos deixarem passar. A uma pequena distância dos soldados os confrontos começaram pois, apesar de nos manifestarmo pacíficamente com a intenção de nos dirigir a Nabi-Salih com bandeiras, ao som de «Free Free Palestine», muito rapidamente os soldados dispararam gases e bombas de ruído para, por várias vezes, nos impedirem de passar para Nabi-Saleh . A sensação do gás foi terrível, pois parecia que estávamos a sufocar e caminhávamos quase a titubear com o rosto e os olhos a arder, enquanto as granadas de ruído nos ensurdeciam. Tivemos que desistir sem conseguir passar. Ficámos com o desespero de seres humanos minúsculos, injustiçados e impotentes.

Regressámos ao autocarro que nos transportou para, ao virar a esquina, encontrarmos mais uns camiões de soldados na estrada. Ficámos um tempo parados, esperando as ordens dos soldados para poder seguir. Esperámos uns minutos e finalmente deixaram-nos passar.

Da parte da tarde, fomos cortar a rede colocada no local para futura continuação da construção do muro. Perto de Ramallah, tivemos que actuar rapidamente e preparar-nos para correr no caso de uma intervenção dos soldados. O acto foi simbólico, pois entrámos num espaço de «no man's land». A rede foi cortada e uma bandeira palestina colocada.

Estas pequenas acções de resistência pacífica simbólicas são o quotidiano dos Palestinos, parecem-se estranhamente com actos desesperados e sentimos no povo uma imensa tristeza.

GAP


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.