1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Rumo a Gaza pede à ONU que proteja a Segunda Flotilha da Liberdade

020611_flotilha1Estado espanhol - Rebelión - [Tradução de Diário Liberdade] O barco espanhol sairá com o resto da coalizão internacional apesar dos chamamentos de Ban Ki-Moon aos governos internacionais para que “desalentem” seus cidadãos de participar na expedição.


Rumo a Gaza pede ao secretário-geral das Nações Unidas que dirija seus esforços diplomáticos a pressionar o Estado de Israel para que ponha fim ao bloqueio à Faixa de Gaza

A Campanha Rumo a Gaza pede às Nações Unidas que proteja a Segunda Flotilha da Liberdade, às pessoas que nela participam e às embarcações que partirão na terceira semana de junho com o objetivo de romper e por fim ao bloqueio israelense à Faixa de Gaza.Rumo a Gaza entende que as Nações Unidas está obrigada a dar cobertura a esta expedição, ao invés de instar os governos a “desalentar” as pessoas que nela participam, como fez o secretário-geral da organização, Ban Ki-Moon, em uma carta que dirigiu na sexta-feira, 27 de maio de 2011, aos Executivos da Espanha, França, Itália, Grécia, Turquia, Bélgica, Holanda, Irlanda, Suécia e Alemanha.

Rumo a Gaza, que prevê à Flotilha um barco, um nutrido grupo de ativistas espanhóis e um carregamento de ajuda humanitária, quer dizer através deste comunicado que a expedição naval que busca romper e colocar fim ao bloqueio de Gaza é uma ação pacífica, não violenta, legal e em acordo com o direito internacional e de defesa dos Direitos Humanos e a legalidade internacional. Todos estes objetivos são plenamente coincidentes com as metas perseguidas pelas Nações Unidas, pelo qual sustentamos que a obrigação legal e moral da organização é dar pleno respaldo à Segunda Flotilha da Liberdade.

De fato, esta proteção das Nações Unidas é absolutamente necessária, tendo em conta os antecedentes: há um ano, no dia 31 de maio de 2010, o Exército de Israel abordou em águas internacionais a primeira Flotilha da Liberdade, assassinando nove ativistas, ferindo outros 50 e sequestrando o restante das mais de 700 pessoas que participavam na expedição.

Por estas razões, vemo-nos obrigados a manifestar publicamente nossas mais profundas discrepâncias com o conteúdo da missiva enviada na sexta-feira por Ban Ki-Moon aos Governos supracitados. A pressão exercida pelo secretário-geral da organização aos nossos governos trai completamente os ideais e objetivos das Nações Unidas.

Neste sentido, acreditamos firmemente que os esforços diplomáticos de Ban Ki-Moon devem estar dirigidos a pressionar Israel para que rompa e ponha fim ao bloqueio à Faixa de Gaza – considerado ilegal pelas próprias Nações Unidas – e cumpra com a legislação internacional em tudo o que se refere à ocupação e subjugação do povo palestino. O próprio Ki-Moon diz em sua carta que a situação em Gaza é “insustentável” e pede ao Estado de Israel que ponha fim ao bloqueio ilegal. Rumo a Gaza anima Ban Ki-Moon para que dê os passos pertinentes para propor à Assembleia Geral e ao Conselho de Segurança sanções concretas a Israel que vão além das meras declarações.

Não obstante, Rumo a Gaza está disposto a se reunir com o secretário-geral das Nações Unidas para lhe explicar a natureza da Segunda Flotilha da Liberdade e lhe passar – igualmente fazemos através deste comunicado – nosso mais firme e inquebrantável propósito de zarpar na terceira semana de junho com o objetivo de romper e por fim ao bloqueio à Faixa de Gaza.

Mediante este comunicado também queremos pedir ao Governo da Espanha que não se submeta a nenhum tipo de pressão – seja a exercida por Ban Ki-Moon nesta sexta-feira ou a qualquer outra que tenha se produzido ou possa se produzir – e que cumpra com sua obrigação legal de tomar as medidas necessárias para proteger o barco e os ativistas espanhóis.

Na reunião realizada no dia 20 de abril entre os membros de Rumo a Gaza e o diretor geral de Política Exterior para o Mediterrâneo, Magreb e Oriente Médio, Juan González-Barba Pera foi acordado estabelecer um canal de comunicação direto entre Assuntos Exteriores e Rumo a Gaza para analisar e dar respostas às eventualidades que possam surgir em torno da Segunda Flotilha da Liberdade. Desde a Campanha reiteramos nossa mais absoluta disponibilidade a utilizar este e qualquer outro meio para colaborar com o Governo espanhol com o objetivo de que Rumo a Gaza e a Segunda Flotilha da Liberdade possam cumprir com seu objetivo de zarpar para romper e por fim ao bloqueio à Faixa de Gaza.

Para mais informação:

Laura Arau

Rumbo a Gaza

Tel.: (+34) 636003601

prensa@rumboagaza.org

www.rumboagaza.org

Cristina Ruiz e Aleyda Domínguez

Comunicação

Tels.: +34 918316940 / 911289771

mov: +34 672 300 896 / 672 300 897

info@acercacomunicacion.org

Alejandro Fierro

Rumbo a Gaza

Tel: (+34) 678 61 99 13

alejandrofierroperal@gmail.com


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.