1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

CIA adverte Grécia sobre golpe militar por rebelião popular massiva

010511_grecia1Grécia - Patria Grande - [Tradução de Diário Liberdade] Segundo o diário turco Daily Hürryet, que cita o alemão Bild, a Agência Central da Inteligência (CIA), dos Estados Unidos, advertiu que pode haver um golpe militar na Grécia pela crescente onda de mal-estar social ante os draconianos planos de austeridade impostos pelo governo. À Grécia não resta outro caminho que não se retirar do euro, mas esta situação complicaria toda Europa e os bancos mundialmente. Por isso que a tese de que seja a Alemanha que abandone a eurozona para salvar a moeda única tem muito sentido.


De acordo com o informe da CIA, os protestos em curso que se desenvolvem na Grécia provocaram uma escalada de violência nas ruas com uma massiva rebelião popular ante a qual o governo grego perdeu o controle. Por isso, se se mantiver esta situação altamente explosiva, instável e descontrolada, o golpe militar pode ser a única saída.

A Grécia encontra-se sob uma enorme pressão fruto do crescimento da dívida pública até os 340 bilhões de euros. A troika que é composta pela União Europeia, o FMI e o Banco Central Europeu estão pressionando a Grécia com um rigoroso programa de privatizações e obrigou todos os partidos políticos para apoiar mais medidas de austeridade e reformas que provocaram violentos protestos nas ruas. Os cortes de gastos nos serviços civis se consideram exagerados e a austeridade está afundando ainda mais a economia. Como única saída, a troika UE-FMI-BCE só propõe o caminho das privatizações, o que recrudesce ainda mais as fúrias nas ruas.

O ministro das Finanças holandês, Jan Kees de Jager, disse que seu país, junto a Alemanha, Finlândia e outros membros da União Europeia, não concederão à Grécia nem um euro a mais para os resgates, se o país não adotar novas medidas de austeridade: "é vital que a Grécia esteja à altura dos acordos estabelecidos no ano passado, se pretende receber o próximo pacote de resgate de € 110.000.000.000 (115 bilhões de dólares).

Traduzido para Diário Liberdade por Lucas Morais


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.