1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

WikiLeaks: 35 presos em protesto a favor de Bradley Manning nos EUA

210311_bradleyEstados Unidos - Diário Liberdade - Daniel Ellsberg foi uma das 35 pessoas presas em frente à base da marinha de Quantico.


Mais de 30 pessoas foram presas em frente a uma base da marinha estadunidense durante um protesto contra o tratamento de um soldado detido acusado de dar informações confidenciais para o WikiLeaks.

Bradley Manning está sendo confinado em uma solitária na base de Quantico, na Virgínia, esperando por julgamento em quase duas dúzias de acusações, incluindo ajuda ao inimigo.

O ex-analista de inteligência de 23 anos é acusado de entregar documentos confidenciais da marinha e do governo estadunidense para o site de vazamentos.

Ele é suspeito de vazar um vídeo militar que mostra um ataque contra homens desarmado no Iraque, documentos de guerra do Iraque e do Afeganistão e mais de 250.000 telegramas do departamento de estado.

Centenas de pessoas se uniram à passeata em frente à base de Quantico, gritando “Libertem Bradley Manning”, e segurando cartazes em que se lia “Zona de Tortura de Delatores”.

Um conflito começou quando a polícia antidistúrbios tentou afastar os manifestantes para longe da entrada da base.

Uma das 35 pessoas presas foi Daniel Ellsberg, um apoiador de Manning que vazou o chamado “Pentagon Papers” sobre a Guerra do Vietnã em 1971.

O homem de 79 anos discursou no protesto e teve suas palavras repetidas enquanto dizia “Eu quero que a coragem de Bradley Manning seja contagiosa”.

Uma matéria no site da Rede De Apoio à Bradley Manning dizia que os manifestantes tentaram marchar para o memorial de Iwo Jima para colocar uma coroa de flores, mas militares os impediram.

Em resposta, o grupo sentou-se no chão e se recusou a deixar o local, fazendo com que a polícia local e militar fizesse prisões.

Coronel Thomas V. Johnson, um porta-voz da Marinha em Quantico, disse que o acesso ao memorial era proibido porque não é permitido atividades de protesto em bases militares.

Mais cedo neste mês, o porta-voz chefe do departamento de estado PJ Crowley foi demitido depois de criticar a detenção de Manning como “contraproducente e estúpida”.

Quando o presidente Barack Obama foi questionado sobre a questão, disse que o Pentágono lhe assegurou que as condições nas quais o soldado estava sendo submetido eram “apropriadas”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.