1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

Mais de 2.000 fuzileiros estadunidenses rumo a Líbia

020311_KearsargeLíbia - Kaos En La Red - [Tradução de Diário Liberdade] Com o pretexto de "resposta humanitária", os EUA preparam intervenção militar.


"Enviamos dois barcos da Marinha ao mar Mediterrâneo, onde chegarão nas próximas horas para reforçar a capacidade de evacuação e resposta humanitária", anunciou o secretário de Defesa, Robert Gates, em uma conferência de imprensa na qual sublinhou que os EUA estudam ações militares contra o governo de Kadafi.

Um dos barcos enviados, o navio de assalto anfíbio "Kearsarge", acolherá 400 soldados além de compensar a recente marcha de parte de sua tripulação ao Afeganistão, acrescentou o secretário de Defesa. O "Kearsarge" conta com uma tripulação de 77 oficiais, 1.100 marinheiros e 2.000 fuzileiros. O segundo navio é o "Ponce", um navio de desembarque que pode acolher cerca de 800 fuzileiros.

O anúncio se soma ao que fez hoje o primeiro ministro canadense, Stephen Harper, de que enviará amanhã ao Mediterrâneo a fragata HMCS Charlottetown, com 240 marinheiros e um helicóptero, após manter com o presidente dos EUA, Barack Obama, uma conversação telefônica para coordenar sua resposta à crise na Líbia.

Ainda que Gates tenha dito que o Pentágono estuda "com extrema cautela" a possibilidade de empreender ações militares na Líbia porque qualquer decisão pode ter "importantes consequências" na região e em operações de combate no Afeganistão, agregou que "todas as ações para além da ajuda humanitária e as evacuações são muito complexas. Mas estamos estudando todas as opções com cuidado e as apresentaremos ao presidente Obama".

A possibilidade de impor uma zona de exclusão aérea sobre o país, exigida por um número crescente de legisladores republicanos, entrariam dentro dessas decisões "complexas". "Há muitas coisas a serem consideradas em torno dessa decisão. No caso de tomá-la, deveríamos pensar em como fazê-lo de forma segura", disse de sua parte o chefe do Estado Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen.

Este é o segundo deslocamento militar dos EUA, na segunda-feira passada o Pentágono deu a ordem a vários porta-aviões de se dirigirem à Líbia e na terça-feira já se avistavam alguns barcos em frente às costas deste país.

A história de sangrentas "intervenções humanitárias" dos EUA é bastante conhecida em todo o mundo.

 

Traduzido para Diário Liberdade por Lucas Morais


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.