1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Lisboa: Rapper de Chelas morto pela PSP

160310_rapper.jpgEsquerda.net - Nuno Rodrigues foi morto a tiro por um agente da PSP em Lisboa, na madrugada de segunda-feira. Era conhecido no hip hop nacional como MC Snake, sobretudo pela parceria com o rapper e produtor Sam The Kid.


Jorge Rodrigues, irmão da vítima, manifestou-se inconformado com a situação, declarando aos jornalistas na casa da família, em Chelas, Lisboa, não encontrar explicações para o sucedido, já que Nuno Rodrigues, 30 anos, tinha carta de condução e o carro que conduzia estava legalizado.

Segundo relatou Jorge Rodrigues, a vítima seguia num Lancia Y10, de cilindrada 1000, carro com mais de 10 anos e com problemas mecânicos, razão pela qual seria fácil à polícia intercetar a viatura em andamento, adianta.

Fonte policial revelou à Lusa que o agente que disparou mortalmente sobre o músico é um polícia com pouca experiência profissional. Este já foi ouvido na tarde de segunda-feira pela Polícia Judiciária, e constituído arguido.

A vítima vivia com a mãe, em Chelas. “Costumava dizer a brincar que era casado com a mãe”, diz Sam the Kid (Samuel Mira), ao Público.

Nuno Rodrigues era o irmão mais novo numa família com quatro filhos. Deixa uma filha de dois anos. A morte ocorreu cerca das 5h da manhã de segunda-feira, na Travessa de S. Domingos de Benfica, após uma perseguição policial que começou na Doca de Santo Amaro.

Em comunicado, a PSP alega que “o condutor desobedeceu aos sinais regulamentares de paragem”. Seguiu-se a perseguição pelas ruas da capital, até à intercepção do fugitivo, na Radial de Benfica, onde, segundo a polícia, “foram efectuados disparos de arma de fogo”.

O tiro disparado pelas forças de segurança perfurou a chapa traseira do carro e atravessou dois bancos antes de penetrar nas costas de Nuno Rodrigues, segundo a família, que diz ter informação de que a bala terá atingido os pulmões de Nuno Rodrigues.

Segundo os familiares, não há porém sinais de sangue no interior do automóvel, versão que será apurada com rigor no inquérito interno da PSP e no inquérito crime aberto pelo Ministério Público para averiguar se houve homicídio por negligência por parte do polícia.

De acordo com um comunicado da PSP, tudo começou quando o homem desobedeceu a uma operação de fiscalização de trânsito na doca de Santo Amaro, em Alcântara, Lisboa, tendo a polícia perseguido o condutor e imobilizado a viatura na Radial de Benfica.

A PSP diz que "aguardará a conclusão" dos inquéritos sobre a situação "antes de prestar quaisquer outras declarações sobre o incidente e o seu lamentável resultado".

Sam The Kid não consegue explicar por que terá o amigo desobedecido à PSP: “Não sei. Ele já tinha estado preso, mas essa vida era passado, agora era a música”, disse Sam ao Público, para quem a pergunta essencial é sobre o tiro.

“O Snake era negro, rapper, de Chelas. Cria-se um estereótipo. Se fosse branco e usasse gravata, teriam disparado?” A pergunta fica no ar, embora não invoque a letra de uma música, antes a realidade.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.