1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Google fecha canal de vídeos do portal Cubadebate no Youtube

130111_cubadebateCuba - teleSUR - [Tradução do Diário Liberdade] A empresa estadunidense Google desativou o canal de vídeos do sítio web Cubadebate (http://www.cubadebate.cu) no Youtube, após publicar um ato do terrorista confesso Luis Posada Carriles. O portal cubano denunciou um “atentado à liberdade de expressão de um sítio alternativo em um país bloqueado” pelos Estados Unidos (EUA).


Cubadebate recebeu nesta quarta-feira a notificação do centro técnico do Youtube no qual se comunicava que fecharia a conta “devido a uma denúncia por infração de copyright”, resenhou a versão digital do rotativo.

Do mesmo modo, indicou que o fato se referia especificamente a um fragmento do vídeo sobre o ato onde se apresentou o terrorista Posada Carriles em Miami (sul dos EUA).

O material audiovisual, “que publicamos recentemente, editado de um material muito mais amplo que circulou na rede e havia sido reproduzido em vários sítios, sem autoria”, foi o motivo do fechamento.

Segundo o argumento da Google, a pessoa que filmou o ato, onde Posada Carriles anunciava que em 2011 iria a Cuba e além de exigir o pagamento de seus serviços terroristas, fez uma reclamação à empresa e esta resolveu desativando o sítio do Cubadebate no Youtube.

“Nesse momento, nosso canal tinha mais de 400 vídeos e 1,6 milhões de descargas, desde sua abertura há quase três anos”, assegurou o sítio cubano. Por isso, “denunciamos energicamente esse atentado à liberdade de expressão de um sítio alternativo em um país bloqueado”.

Como consequência do bloqueio, que leva quase meio século causando perdas na economia de Cuba, o “acesso a Internet é via satélite e não dispõe de recursos para servidores multimeios próprios. Um sítio que não pode comprar com exclusividade materiais produzidos nos Estados Unidos, particularmente aqueles que revelam a impunidade dos terroristas em Miami e que, por essa razão, são relevantes para nossa produção informativa”, denunciou.

Sublinhou que os seguidores dos vídeos de Cubadebate, estão conscientes do que “a imensa maioria são filmagens originais e que quando utilizamos outras fontes, normalmente citamo-as, sempre que estejam correspondentemente identificadas”.

Youtube, reclamou o Cubadebate, está “infestado de vídeos” com informações tergiversadas e tendenciosas contra Cuba e, além disso, com “imagens rodadas do sítio Cubadebate no Youtube, sem que a Google os tenha retirado de sua rede social”.

Apesar disso, e os rechaços, a Google não tomou medidas a respeito. Neste contexto, o sítio web censurado publicará uma lista com as páginas de Internet que usa sem direito algum seus materiais.

“Proximamente publicaremos nesta mesma web os sítios que utilizam sem consentimento nossos materiais, a maioria exclusivos, para utilizá-los em campanhas de satanização da Revolução cubana”, sentenciou.

Finalmente, a equipe editorial de Cubadebate faz um chamado para o restabelecimento do canal. Também exortou aos “nossos amigos no mundo para que unam a reivindicação de: Não mais censura em Youtube! Restabeleçam Cubadebate!”.

Fonte: teleSUR-Cubadebate/yi-PR

Traduzido para o Diário Liberdade por Lucas Morais (@luckaz)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.