1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

marcos bagno variantes pt mapaGaliza - PGL - [João Aveledo] 'Porta para o Exterior' é uma colagem audiovisual, que hesita entre uma tese de teses reintegracionistas e um brainstorming.


Um comboio a atravessar a ponte internacional sobre o Minho, um comboio que simbolicamente principia um roteiro, que recupera umas relações linguístico-culturais (e não só!) entre a Galiza e mais de 250 milhões de falantes em todo o mundo. Este é o percurso a que nos convidam Sabela Fernández e José Ramom Pichel num documentário carregado de «reintegratas», mas também com passageiros de Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. Viajantes num comboio ou trem galego-português-brasileiro-africano onde se nos abre uma Porta para o Exterior.

Porta para o Exterior reúne gentes diversas a refletir, a cismar, sobre o presente e o futuro do idioma próprio da Galiza, um idioma que, infelizmente, muitos começam a ver, neste que foi o seu berço norte, apenas como passado.

Porta para o Exterior dá voz ao reintegracionismo, um movimento excluído há décadas da opinião maioritária televisada e publicada, um movimento plural que, apesar dos intentos de marginalização por parte do poder e da “oficialidade” e ainda apesar dos seus próprios erros, continua a crescer e consolidar-se como um referente cultural para o país. Um movimento que, lembremos, consegue, em 2014, atingir a adesão unânime do Parlamento Galego à Iniciativa Legislativa Popular “Valentim Paz Andrade”. Um movimento de sonhadores… Lusistas sim, mas não ilusos.

Porta para o Exterior é ópera prima, que reflete uma certa inexperiência técnica, superada com frescura, ritmo e espontaneidade. Colagem audiovisual, que hesita entre uma tese de teses reintegracionistas e um brainstorming. Tempestade de ideias e imagens muito variadas, onde impera o conteúdo sobre o continente. Habituados aos padrões audiovisuais pré-fabricados, que os meios de comunicação de massa e as redes sociais disseminam, Porta para o Exterior pode chocar. Mas quantas vezes o valor superestimado do continente ofusca a pobreza do conteúdo? Não é o caso. Em Porta para o Exterior prefere-se recuperar o respeito pola mensagem.

Parafraseando um dos entrevistados, neste comboio destino Lusofonia «há caos, há vida, há movimento, há sociedade, há projetos»… há esperança.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.