1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

130202 cirandaGaliza - Sermos Galiza - O projecto vem combater a "orfandade" da oferta literária em português que existe na Galiza e para pór em contacto as duas culturas irmãs


Uma empresa que está com a sede numa livraria. Uma editora que dá voz a quem não a tem. Um objectivo: fazer com que a cultura galega e portuguesa, "tão próximas mas que vivem de costas" girem sobre si próprias e se vejam as caras. E um baile de roda típico do Brasil, da zona de Pernambuco associado às criações, um conceito onde se dão a mão a veia lúdica e a da mestizaxe.

Tudo isso é Ciranda, o projecto vinculado à língua portuguesa e à cultura lusófona que Loaira Martínez, Carme Saborido, Iria Mayer e Xurxo Novoa vêm de deitar a andar no número 7 da rua Travesa, partilhando espaço com a livraria feminista Lila. As quatro são sócias da Associaçom Galega da Língua, AGAL.

"Havia vários projectos que se iam desenvolvendo graças ao trabalho voluntário, mas o sucesso fez com que o tecido asociativo ficasse insuficiente para os assumir", explica Carme, acrecentando que todos essas iniciativas tiveram sempre a língua e a cultura lusófonas como eixo central. "Vimos uma carência pois, embora ser a Galiza o berço da lusofonia não se está a aproveitar essa potencialidade", sublinha Xurxo, quem coloca também entre os objectivos que persegue Ciranda ser um reforço para o estatus do galego.

Não tudo vai ser literatura

Apresentações de discos com música ao vivo, cursos e actividades de formação ou representações teatrais completam a ampla oferta literária que editoriais como ATravés, Imperdível, Axóuxere, OQO, Estaleiro "e alguma brasileira" colocarão nos estantes desta livraria pois "constatamos que não era singelo fazer-se aqui com títulos portugueses", indicam quatro jovens empenhadas em que "o que se faz aqui também chegue fora".

"A ideia é que os dois projectos somem juntos, mantendo toda a actividade da Lila e contribuindo para multiplicá-la", aponta Carme, fazendo especial fincapé na "orfandade" existente no sector em que se mergulham agora. Ela própria faz parte de um clube de leitura e "tínhamos problemas para axendar títulos pelas dificuldades na distribuição". Ciranda inaugurou-se nesta sexta-feira. Será a única livraria especializada, de jeito monográfico, na cultura lusófona na Galiza. A sua irmã, Lila, também é única, a única livraria feminista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.