1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

201212 vantagensGaliza - PGL - A Galiza é o único país do mundo em que são oficiais dois dos idiomas mais falados.


Valentim Fagim e José Ramom Pichel, autores do livro O Galego é uma Oportunidade, ministrarám a 20 de dezembro, às 20h, uma palestra na Escola Oficial de Idiomas de Ferrol sobre as vantagens linguísticas dos galegos no mundo que vem.

A ideia força é que a Galiza é o único país do mundo em que são oficiais dois dos idiomas mais falados, o português —embora sob a normativa ILG-RAG— e o castelhano, e que essa vantagem não está a ser aproveitada pela cidadania ou empresas, e também não potenciada pelas administrações públicas. O galego, como parte do diassistema lusófono, é uma oportunidade para a internacionalização das empresas galegas, pois dentro os principais mercados emergentes, os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), a Galiza compartilha o idioma com um deles, aliás uma potência económica em continuado crescimento. Isto situa as empresas galegas com umha clara vantagem face a quaisquer outras do Estado espanhol.

Esta questão é de muito interesse para os relatores, e foi precisamente uma das razões que os levou para publicarem O Galego é uma Oportunidade. Há poucos dias já foram relatores em Carvalho de um ateliê movido por similares princípios reitores, embora nesse caso especializado no empresariado, como já informou o PGL.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.