1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

170714 industriaGaliza - Diário Liberdade - A queda de 6,4% em maio expressa umha nova diminuiçom, por quinto mês consecutivo, em taxainteranual na Comunidade Autónoma da Galiza (CAG).


 

O volume de negócio (vendas ordinárias das empresas) da indústria na Galiza desceu 6,4% em maio em relaçom ao mesmo mês do ano anterior, tendo também diminuído as entradas de pedidos do setor em 3,9%, segundo os dados publicados hoje polo Instituto Nacional (espanhol) de Estatística.

No que di respeito às vendas, trata-se da quinta queda interanual consecutiva na indústria galega, após os retrocessos de janeiro (-2,7%), fevereiro (-3,8%), março (-0,8%) e abril (-3,4%). Em dezembro de 2013 incrementou-se em 5,4%.

Por sua parte, a entrada de pedidos (acordos para a subministraçom de mercadorias) volta a ser negativa o quinto mês do ano em taxa interanual, depois do aumento de 66,5% de março e de 0,7% de abril. Em fevereiro também caírom os pedidos, 6,7%, a seguir ao aumento do primeiro mês de 2014, de 3,3%.

No que levamos de ano, a faturaçom da indústria caiu 3,5% na Comunidade Autónoma da Galiza, se bem pedidos acumulam um incremento de 11,4% em média no que vai de 2014.

Dados bem piores que no Estado espanhol

No conjunto do Estado espanhol, a cifra de negócios da indústria retrocedeu 0,2% o passado mês de maio a respeito do mesmo mês de 2013, enquanto que as entradas de pedidos do setor nom experimentárom variaçom.

Com o dado de maio, a faturaçom da indústria encadeia dous meses de quedas interanuais após a subida de 5% experimentada em março, a mais elevada desde abril de 2013. Por sua parte, as entradas de pedidos estancárom-se em maio depois da queda de 1,4% em abril (-1,4%).

O corte interanual do volume de negócios da indústria moderou-se num ponto a respeito da taxa de abril (-1,2%), enquanto os pedidos do setor reduzírom a sua taxa interanual quase 1,5 pontos, desde -1,4% de abril para 0,0% de maio.

No entanto, corrigido o efeito calendário e a estacionalidade, o volume de negócios da indústria incrementou-se 2,2% em maio em taxa interanual, piorando 1,8 pontos o registo de abril (+4%). Por sua parte, os pedidos do setor experimentárom um avanço de 2,4%, taxa nove décimas abaixo da de abril.

Em termos mensais (maio sobre abril) e excluindo a estacionalidade e o efeito calendário, a faturaçom da indústria no Estado espanhol caiu 0,7% no quinto mês do ano, face ao avanço de 2,5% registado em abril. Por sua parte, as entradas de pedidos baixaram 0,3% a respeito de abril, depois do estagnamento do mês anterior.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.