1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

030912 uzbekistaoGaliza - Diário Liberdade - Segundo transcendeu e foi denunciado pela entidade WalFree, dedicada a investigar e dar a conhecer casos de escravidão infantil, crianças escravas recolhem algodão para Zara, a empresa do magnata galego Amancio Ortega, terceiro mais rico do mundo.


A grande indústria têxtil é periodicamente denunciada de casos de exploração extrema e mesmode escravido, sendo Zara uma das firmas habituais nas listas de denunciadas. Adolescentes e crianças costumam trabalhar em pésimas condições em países do terceiro mundo para essas multinacionais, como voltou a transcender no caso do Uzbekistão, ex-república da URSS. 

Porém, neste caso vemos que a exploração não só se dá unicamente na confeção das peça de roupa, começando muito antes, no ato mesmo de recolha do algodão, a matéria prima para a produção da roupa.

Neste mês, as escolas do Uzbekistão vão para a sua atividade, já que um milhão de meninos e meninas terão que se dedicar a recolher algodão. O trabalho realiza-se em condições muito duras, com as crianças submetidas a um grande esgotamento e a frequentes golpes de calor.

A ONG WalFree afirma que mais de 60 importantes empresas da vestimenta, como Gucci e Wal-Mart estão efetuando um boicote à indústria do algodão do Uzbekistão para combater essas práticas, pressionando para que o governo do país detenha a exploração infantil.

Entre elas não se conta Zara, que evitou aderir à campanha anti-escravidão para poder continuar a se lucrar do trabalho escravo das crianças uzbekas.

Portanto, e para quem ainda não souber, a "modélica" empresa integrante do complexo Inditex continuará a encher as contas de Amancio Ortega graças à escravatura infantil em países como o Uzbekistão. Assim se explicam os 46,6 mil milhões de dólares de património do grande burguês galego, que ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de milionários.

A referida WalkFree, dedicada a abolir a escravatura moderna, está a realiar uma campanha de assinaturas para que Zara se uma ao boicote do algodão do Uzbekistão. O objetivo é conseguir 100 mil assinaturas, que serão entregues ao conselheiro delegado de Zara, Pablo Isla, na Corunha.

Com Ecologismo.com


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.