1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

capa acordeao 250x351Galiza - PGL - O Método de Acordeão Diatónico de Pedro Blanco é um método progressivo de aprendizagem do instrumento para todas as pessoas que têm interesse geral na música e particularmente na aprendizagem deste instrumento tão versátil.


A partir de exercícios prévios para treinar os ritmos e a digitação, aprenderás mais de 100 melodias e ritmos galegos e portugueses: moinheiras, chulas, foliadas, polcas, valsas, viras, pasodobles, etc. Entre elas, a Moinheira de Ponte Sampaio, a Foliada de Campelo, o Pasodoble do Berbês, o Vira de Santa Marta de Portuzelo ou o Agarrado de Linhares.

Todas as peças deste método estão orientadas para tocar não apenas sozinho/a, em casa, mas também para cantar ou tocar junto com outros instrumentos como gaitas de foles, sanfonas, flautas, violas ou bandolins.

Pedro Branco é um dos músicos pioneiros na recuperação do acordeão diatónico na Galiza. Professor deste instrumento na zona de Vigo, deu aulas em diversas associações e na Escola Municipal de Música Folk e Tradicional do Concelho de Vigo.

Como músico, começa a tocar instrumentos de corda e de sopro e posteriormente inicia a prática do acordeão diatónico analisando métodos de toda a Europa (França, Itália ou Inglaterra) e cursos com alguns dos músicos mais importantes deste instrumento: Kepa Junkera, Loïc Troel, Xuan Nel Expósito, Joseba Tapia. Foca-se sempre na música tradicional, sobretudo galega, mas também na portuguesa, bretã, irlandesa e occitana.

Na Galiza, introduz o acordeão diatónico no grupo de divulgação folclórica Gaiteiros da Xistra e nos grupos tradicionais Foucellas, Gaiteiros Fozóns, Tanto nos Ten ou Projecto Gz para investigar as possibilidades do dueto gaita de fole – acordeão diatónico. Também funda os grupos Xans e Contradança e o dueto especializado em dança europeia Son Bretonet.

Em Portugal, participa em diversos “Convívios de Concertina e cantares ao desafio” onde mantém relações com músicos minhotos no intercâmbio de repertórios tradicionais entre as duas beiras do Minho.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.