1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

a3381683561 16Galiza - LéRIA - Já está disponível para a sua descarga gratuita o novo single de LéRIA: Cantiga da Ribeirinha.


Tal e como se anunciara no passado Dia das Letras Galegas, esta nova canção é uma versão musicada da peça literária mais antiga que se conserva na nossa língua. Escrito polo trovador Paio Soares de Taveirós, é um poema datado no ano 1198. Agora, em 2015, LéRIA dá-lhe um novo ritmo.

O resultado é uma das mais rechamantes colaborações da história musical galega, onde o trovadorismo bate coa eletrónica. A lírica de Paio Soares de Taveirós revela-se idónea para este tratamento, pois o assunto do poema é plenamente atual. A Ribeirinha que dá nome ao texto é o objeto de desejo do trovador, quem um dia a viu em saia e, desde aquela, ferve em desespero.

Também chamada Cantiga da Guarvaia, esta peça vê hoje disputado o seu título de devanceira das Letras Galegas pola cantiga de escárnio Ora faz ost´o senhor de Navarra, de Johan Soares de Paiva, datada arredor de 1200. Mesmo se discute que a destinatária do poema de Taveirós fosse a nobre portuguesa Maria Pais Ribeira, alcumada de Ribeirinha. Enquanto se resolvem estas disputas, a lírica trovadoresca está de volta desde o antigo Reino de Galiza e mais vigente ca nunca.

Co já habitual desenho gráfico de mincinho, a cara B do novo single de LéRIA é Bestialismo, de tema também amoroso e com um envoltório eletrónico no que se alternam os tons escuros cos mais melindrosos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.