1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

thumbs.web.sapo.ioGaliza - Observatório da Língua Portuguesa - O prémio literário Glória de Sant´Anna englobará não apenas os Estados lusófonos na sua terceira edição, em 2015, mas também outras terras lusófonas.


O galardão vai incluir territórios como a Galiza, Macau, Goa e Malaca, entre outros espaços de expressão portuguesa.

O prémio, no valor de três mil euros, foi instituído em 2012 em memória da poetisa portuguesa Glória de Sant´Anna e é organizado pelo Grupo de Ação Cultural de Válega (GAC), pela família da poetisa e outras entidades patrocinadoras.

“A língua é um espaço habitado em permanente fluir e por isso imensurável. Na sua elasticidade e reinvenção conceptual, a Língua permanece como elo de ligação entre lugares díspares”, disse, em representação da família de Glória de Sant'Anna e do GAC, o pintor Rui Paes, que foi membro do júri nas edições passadas do galardão.

“A língua torna esses lugares menos remotos e, quando regressa, vem enriquecida. Parece-me natural que o Prémio Glória de Sant’Anna passe também a incluir no seu regulamento as regiões Lusófonas e reconheça a importância cultural coletiva e as ligações históricas de todo o espaço lusófono”, acrescentou.

Os vencedores das edições anteriores foram o poeta moçambicano Eduardo White, em 2013, com o livro “O Poeta Diarista e os Ascetas Desiluminados”. O poeta moçambicano faleceu em agosto deste ano, com 51 anos.

A poetisa portuguesa Gisela Ramos Rosa venceu o galardão em 2014 com a obra “Tradução das Manhãs”.

Glória de Sant´Anna - que além de poetisa, foi professora e colaborou com vários jornais - nasceu em Lisboa e viveu mais de 20 anos em Moçambique.

A escritora morreu aos 84 anos, a 02 de junho de 2009, em Válega, no distrito de Aveiro.

Entre as suas obras estão os livros de poesia “Distância”, “Música Ausente” e “Trinado para a Noite que Avança”, e na prosa publicou “Do Tempo Inútil” e “Ao Ritmo da Memória”, além de contos infantis.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.