1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

050514 araceli goncales carvalhoGaliza - Galiza Confidencial - A Europa dos anos 40 estivo cheia de espions, alguns deles, galegos. E umha das mais famosas era umha mulher charmosa e muito elegante, Aracéli Gonçales Carvalho.


 

O livro 'A História Secreta do Dia D', que assina Ben Macintyre, conta muitas das açons destes agentes secretos que enganaron a Alemanha nazista. Alguns deles, como Juan Pujol, casado com Araceli, contribuírom para o maior êxito bélico da história, a vitória dos aliados em Normandia.
 
De facto, neste acontecimento, e como conta Ben Macintyre, tivo muito a ver a própria Aracéli. Este editor de The Times é um dos mais reconhecidos peritos em espionagem, entre outras cousas porque as suas fontes som os arquivos do M15 e o M16.
 
Assim, refere-se a eles como "os superespionss que enganaron Hitler" e esclarece que o figérom apesar de ter já entom problemas conjugais que terminárom em divórcio, ao final da guerra.
 
O famoso Garbo
 
Para Macintyre foi Juan Pujol o que convenceu os alemáns de que o grande desembarco seria em Calais com a inestimável ajuda da sua mulher. Pujol era conhecido por 'Bovril' e 'Garbo' para os aliados e como 'Arabela' para os alemáns.
 
Ambos se conhecêrom em plena guerra civil espanhola, em Burgos, em 1938. Pujol começou a guerra como oficial republicano, passou-se ao bando de Franco e ao parecer arrependeu-se. Aracéli fora enfermeira. Aracéli nasceu em Lugo em 1914 e morreu em Madri em 1990. Umha companheira lucense, Maria Hervera, conheceu-na em pessoa e publicou no diário 'El Progreso' e recolheu galiciaunica:
 
"Eu nascim na Praça da Soedade, onde a minha família tinha umha loja de antigüidades. Aracéli fijo um dia umha compra ali e fijo-se muito amiga da minha avó, que foi quem começou a contar-me os primeiros detalhes da vida daquela senhora tam elegante e atrativa, cujos chapéus chamavam a atençom em Lugo".
 
Ninguém discutiu nunca a importáncia da galega para os serviços de informaçom aliados, na segunda guerra mundial; mas houvo quem semeou dúvidas sobre a sua participaçom nas falsas notícias que os agentes duplos figérom chegar a Hitler, quem esperava que o grande desembarco das tropas aliadas ia ter lugar em Calais, nunca em Normandia.
 
O jornalista lucense José de Cora já tem escrito sobre a vida de Aracéli e mesmo lhe dedicou um documentário à sua vida e ao seu trabalho como espiá. De facto, acredita firmemente que ela foi a verdadeira espiá Garbo ou  "Arabela" que segundo opina pode querer dizer "Araceli a bela".

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.