1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

eclipseGaliza - GCiencia - A Galiza será a melhor localização na Europa continental para contemplarmos o espectáculo astronómico de um eclipse total de Sol, no próximo 20 de Março.


O próximo 20 de Março terá lugar um eclipse total solar que, embora parcialmente, poderá-se ver na Galiza com uma importante magnitude. De facto, dado que o eclipse se inicia no Atlântico e passa entre Islândia e as Ilhas Britânicas para rematar no Polo Norte, será na Galiza onde a Lua oculte mais o Sol; concretamente na costa noroeste chegará a ocultar-se mais de um 75% da superfície solar.

Se se derem condições meteorológicas favoráveis, o Observatório Astronómico Ramón María Aller da Universidade de Santiago de Compostela alerta das devidas precauções que há que tomar esse dia para observarmos o fenómeno.

O eclipse começará no nosso país às 9h05 (hora oficial), terá o máximo às 10h09 e rematará às 11h18. Retransmitira-se via internet por Misión Eclipse. Além disso, o Observatório Astronómico da USC organizará no seu jardim uma sessão pública de seguimento.

O eclipse deverá observar-se com muita precaução, adverte o director do Observatório da USC José Ángel Docobo, e ter especial cuidado com os mais novos e novas, dado que esse dia, curiosamente também o último do inverno, será feriado. Olhar directamente o Sol sem equipamento adequado pode provocar danos irreversíveis na visão. Este é um espectáculo grandioso, mas também perigoso.

O procedimento mais seguro para observarmos um eclipse solar é projectando sobre um superfície a imagem produzida por um pequeno telescópio, mas nunca olhar directamente o Sol e menos ainda observá-lo com prismáticos ou telescópios. Uma alternativa, se não se dispõe de óculos especiais ao efeito, pode ser usar os cristais que se adoitam utilizar em soldadura "mas neste caso devem-se manejar com máximo factor de protecção e não olhar de jeito continuado", adverte Docobo, que sublinha "em todo caso, as crianças devem estar sempre tuteladas".

O eclipse do día 20 vai ser o mais importante na Galiza desde a espectacular anelar do 3 de Outubro de 2005. Então, ainda que a Lua se situou justo fronte ao Sol, não o tapou completamente deixando um aro de luz solar arredor do satélite. Isso deveu-se a que a Lua estava perto do apogeo – máxima distância a nós, tendo em conta que a distância entre a Lua e a Terra oscila entre 356.375 e 406.720 quilómetros–.

O próximo eclipse solar que se verá coma total na Península será o do 12 de agosto de 2026, enquanto que o 26 de Janeiro de 2028 poderá ver-se outro de carácter anelar. Também em 2015, na noite do 27 ao 28 de Setembro, teremos a oportunidade de contemplar um eclipse total de Lua.

[Texto adaptado à ortografia internacional]


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.