1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

110314 estraviz cGaliza - PGL - Organizado pola Livrária Suévia, A.C Alexandre Bóveda e a Através Editora.


Sexta-feira, dia 14 de março, às 20h00, terá lugar na A.C Alexandre Bóveda, na Corunha, o lançamento das Conversas com Isaac Alonso Estraviz, fruto do alargado diálogo que durante vários anos mantivo Bernardo Penabade com o lexicógrafo de Vila Seca. Intervirão o presidente da AGAL, Miguel R. Penas, Penabade e Estraviz, e também contará com a atuação musical de Miro Casabella e Quintas Canella.

Construtor e coordenador do dicionário mais completo em galego-português, através deste livro poderemos conhecer melhor o professor, o monge, o ativista, o estudioso... A figura de Estraviz e o seu perfil humano e profissional deixam de ser privativos daqueles círculos que tivérom relacionamento com ele durante os seus mais de trinta anos de trabalho.

No relato poderemos conhecer a criança, as suas lembranças na aldeia, em Vila Seca, da sua chegada ao mosteiro de Usseira, da vida no mosteiro e dos inícios da sua formação humanística. O posterior desterro e mesmo o abandono do monacato abre uma nova etapa na sua vida, completando a sua formação, morando em várias cidades –Madrid, Lisboa, etc.– e construindo e coordenando a sua maior obra: o mais completo dicionário de galego-português.

A edição está ilustrada com numerosas fotografias da vida de Estraviz, com um anexo e dezasseis páginas a cor que mostram visualmentes diferentes momentos da vida do professor. Além, a capa do livro foi escolhida polos leitores e leitoras da Através mediante um concurso no qual cinco pessoas ganhárom um exemplar assinado polos autores.

Bernardo Penabade

Nascido nas Granhas do Sor em 1964, é professor de Língua e Literatura no Instituto Perdouro de Burela. Foi presidente da AGAL de 2001 a 2007. A partir de 2008 impulsiona o ‘Modelo Burela’, primeiro projeto de planificaçom lingüística aprovado por unanimidade numa vila galega.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.