1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

080511_Pedro_M_RochaGaliza - Radiofusom - “Sinto que a minha alma é galega”, assegura o escritor português Pedro Miguel Rocha.


Esse sentimento explica por que o autor ambienta todos os seus romances na Galiza. A última, O eremita galego, acaba de valer-lhe o prémio Maria Ondina Braga, que outorga a Cámara de Braga. A obra narra a história de um professor universitário de 50 anos que, por mor dos seus problema pessoais e profissionais, vê a necessidade de refugiar-se na Costa da Morte. Se nesta ocasiom Mugia é o cenário escolhido por Pedro Miguel Rocha, no seu último livro optou por Fisterra e o próximo, segundo adiantou em Radiofussom, desenvolverá-se em Laje.

“A história cometeu um grande erro ao separar-nos, somos muito parecidos”, afirma o escritor quando é perguntado pola ligaçom entre a Galiza e Portugal. Aprecia nos últimos anos importantes passos de aproximaçom entre os dous países, mas acha que ainda nom som os suficientes. Ele, a nível pessoal, sim tende pontes entre as duas beiras do Minho: visita a Galiza com freqüência, declara-se apaixonado da nossa cultura e estudou cultura galega na Universidade do Minho.

Pedro Miguel Pereira da Rocha nasceu em Vouzela em 1973, é licenciado em Ensino de Português e Inglês e reside no Minho. Publicou em 2009 Juntos Temos Poder, em 2010 Chegámos a Fisterra e Já Não se Fazem Homens como Antigamente e, em 2011, O Eremita Galego, romance polo que acaba de receber o Maria Ondina Braga. Esse galardom, que outorga a Cámara de Braga visa “honrar a memória desta insigne escritora, nascida e falecida na cidade, e cuja obra representa um património da mais elevada importáncia para a cultura portuguesa e um grande motivo de orgulho para todos os bracarenses”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.