1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

5533545440 3f61cb14ff zGaliza - SVG/DL - [Serafín Valladares Guimeráns] Em Agosto de 1936 onze pessoas foram assassinadas sem piedade. Sem juízo nem nenhuma acusação foram violentamente arrancadas de suas casas e em pouco tempo baleadas numa cuneta de Anguieiro. Alguns corpos ali apareceram, outros não se supõe onde podem estar.


Foto de Franco No Ha Muerto (CC by-sa/2.0/)

Não se trata agora de encontrar e castigar quem apertou o gatilho ou quem deu ordem, mas sim de recuperar a honra de todos os que como estas onze pessoas, nunca a deveriam perder. Os onze que agora recordamos e honramos, não cometeram outro ?pecado? que o de trabalhar arduamente para se manterem e sustentarem as suas famílias. Não. Não eram eles os ?pecadores?. Os ?pecadores? foram aqueles que a qualquer preço pretenderam manter os seus injustos privilégios.

A aquela classe social que levou Espanha a uma situação tão insustentável e que criou a tal escola de seguidores ideológicos o que os incomoda é que tenhamos memória, e quero dizer-lhes bem alto: NÃO É BOM ESQUECER. A História aprendesse mas não se esquece nem se falseia. Já se falseou durante demasiados anos. O que queremos é: A VERDADE. Não queremos vingança nem revanche, só a verdade.

A verdade e a recuperação da honra de quem a merece, como estes onze MÁRTIRES DO ANGUIEIRO.

-DANIEL GONZALEZ GRAÑA. Tinha 24 anos. Era vizinho de Cangas. Marinheiro de profissão. Membro da Confederação Nacional do Trabalho.

-ANTONIO BLANCO RODAL. Tinha 26 anos. Vizinho da Rua Singulis de Cangas. Marinheiro de profissão.

-GUILLERMO FERNANDEZ FERNANDEZ. Tinha 27 anos. Vizinho de Seixo(Darbo). Pedreiro de profissão. Membro do Partido Socialista.

-ALEJANDRO MARTINEZ PAZÓ. Tinha 19 anos. Vizinho de Darbo. Cantoneiro de profissão. Membro do Partido Socialista.

-JOSE MARTINEZ PAZÓ. Tinha 26 anos. Vizinho de Darbo. Membro do Partido Socialista.

-ANTONIO FERREIRO NÚÑEZ. Tinha 32 anos. Vizinho de Darbo. Cantoneiro de profissão.

-NORMANDINO NUÑEZ MARTINEZ.Tinha 46 anos. Vizinho da Rua do -NORMANDINO NUÑEZ MARTINEZ.Tiña 46 anos. Vizinho da Rua do Sol (Cangas). Marinheiro de profissão. Membro da Confederação Nacional do Trabalho.

-SECUNDINO RUIBAL VILLAR. Tinha 38 anos. Vizinho de Darbo. Cantoneiro.

-ESTANISLAO FERREIRO NÚÑEZ. Tinha 24 anos. Vizinho de Darbo. Cantoneiro.

-EUGENIO BASTOS FERNÁNDEZ. Tinha 18 anos. Vizinho da Rua do Castro ( Cangas). Mecânico nos estaleiros Barreras. Membro das Juventudes Unificadas.

-JOSE NORES RODRÍGUEZ. Tinha 16 anos. Vizinho da Rua Liberdade ( Cangas). Pedreiro de profissão

Que cada um dos onze saiba que não os esquecemos, que a sua morte não foi em vão, que ela nos obrigará a actuar para que nunca se possam repetir tão atrozes infâmias.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.