Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

rbsIMG 20150416 200103561Brasil - Diário Liberdade - [Fania Rodrigues] Delegações nacionais e internacionais de juventudes comunistas estão reunidas no Rio para uma série de eventos.


A Juventude Comunista Brasileira (UJC) se reúne com delegações internacionais para discutir o rumo das lutas e os desafios da esquerda em diferentes países do mundo. A série de eventos, que começou no dia 16 e vai até 21 de abril, foi aberta com o "Seminário Internacional: 70 anos da Federação Mundial da Juventude Democrática e a luta anti-imperialista hoje". Na ocasião estiveram presentes dirigentes da Juventude Comunista Grega, Aris Evangelidis, da Federação dos Jovens Comunistas, do México, Omar Cota, do Partido Comunista do Paraguai, da Marcha Patriótica e Juventude Rebelde, as duas da Colômbia.

O evento foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e representou um momento único de debate entre a juventude comunista, universitária e o público em geral.

Para o diretor de articulação política do Partido Comunista da Grécia (KKE, sigla em grego), Aris Evangelidis, o drama econômico que os gregos enfrentam não estão distantes dos problemas da América Latina: "Os jovens do meu país vivem uma situação agonizante sob os efeitos do imperialismo. Temos que dizer que a luta que travamos contra o imperialismo é a mesma que travamos contra o capitalismo. É preciso combater o problema desde sua raiz, que é onde está a exploração."

Aris Evangelidis também ofereceu um panorama da situação política na Grécia nesses últimos 5 anos: "Muitas leis foram mudadas nos últimos anos e que prejudicam o trabalhador. Quando o governo decide pagar a dívida ele está colocando isso na conta do trabalhador, pois esse dinheiro vai sair do corte dos nossos salários, da nossa educação, saúde, ou seja, do corte de recursos dos serviços e dos nossos direitos", denunciou Aris. Segundo o jovem comunista o país vive uma polarização. A esquerda cresceu e se fortaleceu, mas a extrema direita também ganhou força: "O Partido Amanhecer Dourado, de corte fascista, cresceu e hoje tem 6% do eleitorado. Isso é algo muito perigoso, pois o fascismo é a forma brutal do capitalismo atuar", ressalta o jovem dirigente grego.

rbsAbertura do congresso da UJCJá o representante do comitê central da UJC, Bernardo Soares, destacou a importância da luta internacionalista dos partidos comunistas ao redor do mundo. "Nós passamos por um momento importante no Brasil e no âmbito internacional, por isso, mais que nunca, é importante organizar a juventude rebelde e massificar as lutas".  Bernardo Soares ainda chamou a atenção para o papel do Brasil na execução de políticas imperialistas: "Falar de imperialismo é falar sobre a retirada das tropas brasileiras do Haiti e das empresas do Brasil que atuam na África", afirmou o representante da UJC e anfitrião do evento.

O objetivo desse seminário internacional tem sido traçar os diferentes cenários da política internacional, construir a unidade e, claro, integrar as políticas e lutas comunistas. Nesse sentido o representante da Federação dos Jovens Comunistas, do México, Omar Cota, defendeu de forma veemente a importância de gerar um mundo multipolar: "As intervenções militares do império não contribuíram para a paz no mundo. Precisamos equilibrar o poder, por isso defendemos um mundo multipolar", defendeu o jovem mexicano.

Na sexta-feira (17), também no IFCS, às 18h, foi realizada a abertura do VII Congresso da UJC: Organizando Rebeldias, Massificando Lutas, que vai até terça-feira (21). Na abertura o Partido Comunista Brasileiro (PCB) prestou uma homenagem ao jornalista e futebolista João Saldanha, que foi militante do PCB e secretário geral da UJC nos anos 40. A ex-esposa de Saldanha, Thereza Bulhões, participou da homenagem e foi quem recebeu a medalha Dinarco Reis, considerada a maior honraria concedida pelo PCB. O ex-jogador Afonsinho (Afonso Celso Garcia Reis), que jogou no Flamengo, Santos, Botafogo e Olaria, também esteve presente e passou sua mensagem de admiração e respeito ao colega de profissão, amigo e camarada de militância.

O Congresso da UJC também está sendo realizado na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, contando com a presença de delegações de militantes de todos os estados brasileiros. Ao longo desses dias estão acontecendo mesas de debates, palestras com convidados nacionais e internacionais, além de assembleias e muitas discussões.

Fania Rodrigues é jornalista.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.