Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

010815 mstBrasil - Brasil de Fato - CPT aponta que sem-terra são as principais vítimas. Obras de infraestrutura e falta de compromisso do governo com a democratização de terras motivariam os conflitos


Só no primeiro semestre de 2015, foram registrados 23 assassinatos em conflitos no campo em todo o Brasil. O dado é do Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Em 2014, haviam sido registrados, no mesmo período, 20 assassinatos.

Para Ruben Siqueira, coordenador nacional da CPT, a violência no campo está relacionada com a"inoperância do governo federal e sua má vontade com a reforma agrária, em conjunto com o incentivo à exportação do que é produzido pelo agronegócio.” Ele acredita ainda que o governo atual não difere muito dos anteriores em relação à democratização de terras e combate aos conflitos no campo. “A violência não diminuiu do governo FHC [Fernando Henrique Cardoso] para os governos Lula e Dilma. Na realidade, ela mantém o mesmo padrão quantitativo”, afirma.

Siqueira sinaliza ainda uma mudança nos atingidos pelos conflitos do campo, pois, se as principais vítimas do conflitos no campo eram de comunidades tradicionais, os quilombolas e índigenas, no último ano, aumentou muito o número de vítimas ligadas à reforma agrária. "Dos 23 assassinatos registrados nesse primeiro semestre de 2015, 15 dizem respeito à reforma agrária, já que os acampamentos e assentamentos estão precarizados, indefinidos ou abandonados.”, diz.

A violência se concentra na Amazônia, em especial no Pará e Rondônia, lugares onde estão sendo desenvolvidos grandes projetos como a usina de Belo Monte, a de Tapajós, Jirau e Santo Antônio.

Para o coordenador da CPT, é necessário um amplo debate sobre a reforma agrária e uma “acumulação de forças suficientes dos movimentos sociais em uma direção, pois eles estão acuados, deixaram de pautar o cenário nacional, que hoje está dominado pelos setores conservadores.”.

O Brasil de Fato entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.