Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

latuffBrasil - Diário Liberdade - "Se você procurar em qualquer unidade de internação (de menores), você não vai ver um filho de rico, branco, internado nessas instituições prisionais", disse Giva Manoel da Silva, da AMPARAR (Associação de Amigos e Familiares de Presos/as) à TVT.


"Os adolescentes que são penalizados são os filhos da classe trabalhadora, são negros, indígenas, pobres", disse Giva, analisando a PEC 171/93, projeto que, se for aprovado, reduzirá a maioridade penal de 18 para 16 anos. Após ser adiada duas vezes esta semana (na terça-feira, manifestantes conseguiram pressionar para o adiamento, e na quinta, não houve tempo para o texto ser discutido), a proposta pode ser votada na próxima segunda-feira (30).

Há hoje no Brasil 21 milhões de adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, sendo que apenas 0,013% deles cometeu algum atentado contra a vida, segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Segundo Giva, os parlamentares que são a favor da redução da idade penal querem "comprometer os filhos da classe trabalhadora".

Segundo muitos especialistas, a redução da idade penal não reduzirá drasticamente a violência no país. Segundo dados de 2012, apenas 0,5% dos casos de homicídio no Brasil foi de responsabilidade de menores de 18 anos, que são as maiores vítimas de assassinatos (53,5%).

Entidades como a Unicef, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o Ministério Público Federal (MPF), a Anced (Associação Nacional dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente), o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República se apresentam contrários à PEC 171/93.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.