Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

310513 moto boy assassinado pela policiaBrasil - PCO - "Que Justiça é essa, meu Deus? O que eu vi e o que vivi naquele dia, eu sei. Essa Justiça não existe"


Carlos Magno dos Santos Diniz, Ricardo José Manso Monteiro, Márcio Barra da Rocha e Alex Sandro Soares Machado são os policiais militares responsáveis pela execução do motoboy Alexandre Menezes (25 anos), que foi espancado até a morte no dia 8 de maio de 2010, na frente de seus familiares.

Esses policiais foram parar no Tribunal do Júri, onde foram absolvidos da acusação de homicídio triplamente qualificado.

O Conselho de Sentença se dividiu, tendo votado quatro jurados a favor dos PMs e três contra. Os que votaram a favor acolheram a tese de que os policiais agiram no “estrito cumprimento do dever legal”.

A família da vítima acompanhava a audiência, no Fórum da Barra Funda, em São Paulo, e antes mesmo da sentença foram tomados de revolta e a indignação. “Que Justiça é essa, meu Deus? O que eu vi e o que vivi naquele dia, eu sei. Essa Justiça não existe”, foi como reagiu a mãe do motoboy, Maria Aparecida Menezes.

Os policiais ainda eram acusados de fraude processual por terem plantado uma arma de fogo na cena do crime para simular que Alexandre estaria armado.

Mais uma vítima da PM

Na madrugada de 8 de maio de 2010, o motoboy voltava para casa após terminar o trabalho como entregador de pizza. Segundo Dona Cida, o filho deixou a pizzaria por volta das 2h da madrugada e seguiu para casa de um primo.

No caminho de volta, a 200 metros de onde morava na Rua Guiomar Branco da Silva, Cidade Ademar, Zona Sul de S. Paulo, foi abordado por policiais porque a moto que dirigia estava sem placa. Na verdade, segundo Dona Cida, a moto era nova e o emplacamento já estava agendado.

O motoboy teria ignorado o alerta e conseguiu chegar até a frente da casa, onde foi alcançado pelos policiais, espancado a socos e pontapés e asfixiado na presença da mãe que, aos gritos, tentou, no desespero, livrá-lo das mãos dos algozes. O rapaz ainda chegou a ser encaminhado ao Hospital Sabóia, mas já chegou sem vida.

Na época a mãe disse em entrevista que “tentava segurar a mão do policial e pedia pelo amor de Deus para que ele parasse de bater no meu filho”.

O padrasto do rapaz, Valdomiro Gonçalves, afirmou à Afropress: “todos estamos arrasados. A sensação que temos é de decepção, de derrota, e só podemos dizer que a impunidade continua prevalecendo neste país. Ao final prevaleceu a tese da defesa que colocou Alexandre como único responsável pela própria morte”, concluiu.

A imprensa burguesa deixa por entender como é que em casos como esse a PM é absolvida. A explicação é simples. Para se negar um fato óbvio ou se recebe um benefício ou uma ameaça. O conselho de sentença do tribunal do júri certamente não está livre das investidas de policiais que atuam, por natureza, por fora da lei.

Além disso, todo o aparato estatal atua para manter as coisas como estão e a atuação dos policiais faz parte do controle exercido pelo aparato repressivo sobre a população. Não é à toa que a imprensa capitalista, que noticia timidamente os casos mais escandalosos e silencia sobre os fatos semelhantes que acontecem cotidianamente, não promove diante de tais casos campanhas espetaculares e insistentes pelo condenamento dos policiais, tais como faz regularmente em casos envolvendo pessoas comuns, como no caso da garota Isabella, de João Hélio ou Eloá.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.