Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

ocupaçãp-spBrasil - Brasil de Fato - Mais de 2 mil pessoas podem ficar na rua. Até agora, nenhum representante da prefeitura compareceu ao local.


A Tropa de Choque da Polícia Militar acaba de invadir um terreno ocupado por mais de 2 mil sem-teto no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo. Os policiais dispararam tiros de balas de borrachas e bombas de gás lacrimogêneo contra as pessoas que faziam uma barreira para impedir a entrada da PM na ocupação. No local, chamado de Pinheirinho 2 pelos moradores, vivem 700 famílias.

Desde as 6 horas da manhã, os sem-teto realizam manifestações pacíficas nas entradas da ocupação. Por volta das 9h40, a Tropa de Choque recebeu ordem para invadir o terreno. De acordo com Jean Carlos da Silva, coordenador do Pinheirinho II, a PM agrediu os sem-teto sem que estes reagissem. "Houve abuso de autoridade por parte da polícia, muitas pessoas se machucaram sem reagir e a situação complicou", relata.

Jean afirma que os sem-teto estavam se manifestando, mas tinham a orientação de cooperar com a reintegração de posse, contudo a ordem do comando da Tropa de Choque foi para que os policiais entrassem no terreno de "qualquer jeito". Segundo ele, crianças e mulheres grávidas também foram agredidas pela PM. "Chutaram mulheres grávidas, chutaram idosos", conta.

As famílias retiram agora seus pertences das casas construídas no terreno. O coordenador da ocupação afirma que elas não têm para onde ir. Conforme ele, os sem-teto vão tentar reverter a reintegração antes que comece a demolição das casas. No terreno de 130 mil metros quadrados, ocupado desde maio de 2012, foram construídas cerca de 800 casas de alvenaria pelos sem-teto.

Os sem-teto reivindicam a inclusão em programas de moradia da prefeitura. Na sexta feira passada (22), eles conseguiram um compromisso por escrito do secretário de Habitação, José Floriano, que solicitou 120 dias de prazo antes da reintegração de posse para cadastrar as famílias nos programas habitacionais. No entanto, quando foram despachar o documento, o Juiz responsável pelo processo não estava no Fórum de Itaquera.

Em uma audiência no Fórum de Itaquera na segunda-feira (25), o juiz da 4ª Vara Cível de Itaquera decidiu manter a liminar que determinava a reintegração de posse, apesar do pedido de prazo feito pela administração municipal. Até agora, nenhum representante da prefeitura compareceu no local.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.