Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

BRASIL violencia-fBrasil - Pulsar Brasil - Cerca de 300 integrantes do “Comitê contra o genocídio da população negra, pobre e periférica" ocuparam a sede da Secretaria de Justiça de São Paulo, quinta-feira (22). Operações policiais são o principal alvo do protesto.


A ação ocorreu no dia em que o novo secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, assumiu o cargo. O confronto entre policiais e crime organizado fez disparar os índices de violência no estado. Somente nas três primeiras semanas deste mês, 130 pessoas foram mortas na capital. Já a Região Metropolitana registrou pelo menos 18 chacinas em 2012.

O Comitê divulgou uma carta assinada por mais de 80 organizações, exigindo que “todos os casos de mortes de civis por policiais sob alegação de confronto sejam registrados e investigados como homicídios”. O fim dos “autos de resistência” ou “resistência seguida de morte” é uma das principais demandas apresentadas pelos movimentos às autoridades públicas.

Entre outras pautas, as organizações defendem o fim da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e desmilitarização das Polícias; levantamento das identidades, boletins de ocorrência e Certidões de Óbito de todos os civis assassinados no estado em 2012; e o controle popular e externo de toda atividade policial por meio de Ouvidorias, Corregedorias e Defensoria Pública.

Os movimentos ainda exigem a responsabilização do governador Geraldo Alckmin e a abertura da “CPI das Polícias e dos Grupos de Extermínio”. O Comitê é formado por redes de familiares de vítimas diretas da violência, organizações do movimento social e negro, cursinhos comunitários, sindicatos, associações, saraus periféricos, posses de hip-hop, entre outras entidades representativas da sociedade civil.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.