Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

favelamoinhoBrasil - PCO - Moradores da favela do Moinho que perderam suas casas devido a incêndio denunciam ação da GCM e outras medidas para impedir a permanência no local


Segundo denúncia das vítimas do incêndio ocorrido na última segunda-feira (17), na favela do Moinho, no bairro Campos Elíseos, região central da capital, dezenas viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) ficam no local para impedir que as famílias voltem para a favela.

A prefeitura também não ofereceu nenhum auxílio para as famílias, como o auxílio aluguel. A estas denúncias soma-se o corte do abastecimento de água e energia das casas que sobraram no local, relatado na carta aberta à população feita pela Associação de Moradores do Moinho.

A forma como a prefeitura está tratando a população revela o caráter fascista e de limpeza social desta gestão. Kassab está privando a população dos seus direitos mais elementares, como o acesso à água, energia e moradia, além do direito de se manifestar, garantido pela presença da GCM no local.

Nesta comunidade, o desejo da prefeitura de remoção fica ainda mais claro com estas atitudes. Dias antes do incêndio, os moradores já vinham reclamando da pressão da prefeitura do mini-ditador Kassab que exigia que os moradores deixassem o local.

A prefeitura já pretendia desalojar o local para dar espaço a uma estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) da linha 8-Diamante que substituirá a estação Júlio Prestes. O incêndio só veio a facilitar a remoção e aumenta ainda mais a dúvida a respeito da origem destes desastres.

Ainda segundo a carta aberta, o incêndio que consumiu mais de 80 casas teve início em três focos, o que é confirmado pelo corpo de bombeiros e vai contra a hipótese divulgada pela imprensa de que seria devido "à briga entre viciados".

A associação denuncia também a farsa do sistema de prevenção prometido após incêndio ocorrido na comunidade no ano passado. No local foi instalado apenas um hidrante que não contava se quer com mangueira própria ou a chave para que a população pudesse usar. Não houve o treinamento da comunidade para lidar com a situação.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.