Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Brasil - Levante Popular da Juventude - Nesta segunda-feira (14), o Levante Popular da Juventude em Pernambuco promove um esculacho popular na residência do desembargador aposentado Aquino de Farias Reis. Aquino foi delegado de plantão na Delegacia de Ordem Política e Social (Dops) de Pernambuco, quando o preso político Odijas Carvalho, estudante de agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), foi barbaramente torturado aos 26 anos de idade e morto em consequência das torturas, em 30 de fevereiro de 1971. A ação acontece na Av. Beira Rio, em frente ao número 240, Condomínio Ilha do Retiro, em Recife.


O assassinato de Odijas Carvalho foi denunciado, na época, por diversos presos políticos que também se encontravam no Dops, por meio de documentos e em depoimentos na Justiça Militar.  As denúncias foram reafirmadas na imprensa pernambucana em maio de 1999, quando o nome do então juiz Aquino de Farias Reis figurou na lista tríplice encaminhada ao governador Jarbas Vasconcelos para a escolha de um desembargador.

O Levante Popular da Juventude defende que a responsabilidade pelo crime não se restringe apenas aos policiais que participaram diretamente da tortura que causou a morte de Odijas, mas estende-se a todos os que compunham o sistema de torturas implantado pela ditadura civil-militar nas suas diversas instâncias. Um delegado de plantão, responsável maior pelas ocorrências na delegacia durante o seu serviço, não pode se isentar de culpa; assim como um médico que assina um atestado de óbito que atribui a morte por edema pulmonar a um preso torturado com espancamento generalizado e palmatória nos testículos, afirmam os jovens do movimento.

O Levante Popular da Juventude em Pernambuco atua em conjunto com o Comitê Memória e Verdade do estado, o Movimento Tortura Nunca Mais, APAP (Associação de Presos e Anistiados Políticos de Pernambuco), ex-perseguidos, ex-presos políticos, parentes e amigos. Foi a partir dessas fontes que se organizou o ato de denúncia, protesto e clamor pela verdade histórica, em frente à residência do desembargador aposentado Aquino de Farias Reis.

Contatos: Marcela Vieira (81) 9206-7731 / Gleisa (81) 9656-4615


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.