Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

280410_rondoniaBrasil - ICLS - [João Cabral de Melo Neto] Policiais formam grupo de extermínio de sem-terra a mando de empresários na região de Rondônia.


Quatro camponeses, vítimas de disputas por terra, foram mortos e uma agricultora ferida em Rondônia apenas nesse ultimo mês de março. A suspeita é de que os assassinos tenham sido mandados por um dos grandes latifundiários da região, Ariquemes Edson Luiz Liutti. Três das vítimas foram mortas no dia 14 na cidade de Campo Novo, João Ludvack (38), Anísia Pereira (67) e Admilson Pereira da Silva (39) foram baleados e morreram na hora e a agricultora Patrícia de Macedo Silva ficou ferida. O camponês Dercy Francisco Sales foi encontrado morto no dia 21, na linha 6 do município de Nova Mamoré.

Dercy foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Buritis, e junto com outras famílias, ocupou terras griladas, o que resultou na fundação do município de Jacinópolis. Em 2007, em uma operação conjunta das Polícias Militar e Civil, a fim de acabar com as ocupações de terras feitas pelos camponeses da região, Dercy e seus dois irmãos foram presos e torturados, junto com outras dezenas de pessoas, sem nenhuma acusação. Nos seus últimos meses ele mobilizava famílias para uma nova tomada de terra, o que faz aumentar as suspeitas do envolvimento de fazendeiros, além de seu sobrinho Ozeías Martins ter sido assassinado a mando do latifundiário e madeireiro Carlos Schumann, em 2003.

Em janeiro desse ano o agricultor Isaías Cassiano também foi assassinado a mando de um fazendeiro, pois tinha uma audiência marcada com provas para denunciar a formação de milícia de policiais que trabalhavam como grupo de extermínio de sem-terras para o empresário madeireiro Adaildo Araújo da Silva. Os PMs Paulo César Barbosa e Claudiomar Oliveira de Assis e o empresário estão presos desde fevereiro.

A acusação contra os PMs e o fazendeiro Adaildo, abrange também tentativa de homicídio contra Dorval Roberto da Silva e José Lopes Silva, que sabiam das ameaças contra Isaías. O grupo também foi acusado de matar mais três camponeses da região em 2008. Os sem-terra Adalto da Silva Filho, Edmilson Gomes de Oliveira e Evandro Dutra Pinto. Suspeita-se que Edmilson e Evandro foram mortos em queima de arquivo porque presenciaram os criminosos carregando o corpo de Adalto.

"Esta cova em que estás, com palmos medida
É a conta menor que tiraste em vida.

É de bom tamanho, nem largo, nem fundo
É a parte que te cabe deste latifúndio.

Não é cova grande, é cova medida
É a terra que querias ver dividida."


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.