Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

mst-traBrasil - Ninja - Na manhã deste sábado (22), cerca de 2 mil jovens ocuparam a Fazenda Pompilho, com 2 mil chacretes de cultivo de milho transgênico à beira da BR 158, que liga a cidade de Palmeira das Missões à região oeste de Santa Catarina.


Foto: Camponeses arremessam mudas de milho transgênico de fazenda no interior do Rio Grande do Sul. Por Mídia Ninja.

O objetivo da ocupação, segundo os participantes, foi denunciar "o modelo do agronegócio, defendido amplamente pela bancada ruralista, e que tem a Senadora Kátia Abreu (presidente da Confederação Nacional da Agricultura) como referência política".

A Senadora do PMDB acaba de ser convidada pela presidenta Dilma Rousseff para assumir o comando do Ministério da Agricultura. Apesar da nomeação já ser aguardada há algumas semanas, como parte das negociações para assegurar o espaço do partido no novo governo, diversos setores da sociedade se dizem abismados com a possibilidade de um governo do PT abrigá-la num ministério de Estado.

556 900x600 034642537 900x600O jornalista Leandro Fortes, por exemplo, disse não ver "racional e emocionalmente, uma justificativa minimamente plausível para ofender os milhões de trabalhadores do campo que, desde sempre, foram perseguidos, usurpados e trucidados por pessoas como a Senadora. Simplesmente, é inacreditável que isso esteja acontecendo".

Foto: A plantação de milho foi ocupada pelos manifestantes, que denunciam o uso de sementes transgênicas. Por Mídia Ninja.

Para os movimentos da Via Campesina (articulação que agrega diversos movimentos do campo) o agronegócio envenena a terra e contamina a produção dos alimentos e a água da população brasileira. O veneno está na mesa do brasileiro. O consumo de alimentos transgênicos causam inúmeras doenças como o câncer, depressão, doenças de pele, contaminação do leite materno, e etc. Além disso o agronegócio é um dos grandes responsáveis por retirar violentamente camponeses, indígenas e povos originários do meio rural para garantir seu plantio em larga escala para a exportação.

mst-rss"Empresas estrangeiras passaram a controlar o território brasileiro se associando com os latifúndios improdutivos, que se apropriam de terras que deveriam ser destinadas à Reforma Agrária. Não produzem alimentos para o povo brasileiro, deterioram o ambiente com o uso da monocultura, como de soja, eucalipto, cana-de-açúcar, milho e pecuária intensiva" relata Raul Amorim do MST.O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009. Mais de um bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras, de acordo com dados oficiais. Por isso a ocupação da Fazenda Pompilho tem caráter de denuncia, mas também de propor um novo modelo de agricultura.

Foto: Marcha reuniu mais de 2000 pessoas no pequeno município de Palmeira das Missões. Por Mídia Ninja.

"Propomos uma agricultura que tenha como base a agroecologia, a produção de alimentos saudáveis, onde a natureza e os seres humanos sejam respeitados e valorizados." explica Catiane Cinelli, da direção nacional do Movimento de Mulheres Camponesas.

O ato começou às 4h da manhã com uma batucada de despertar dos participantes do 14º Acampamento Latino-Americano da Juventude da CLOC-Via Campesina para a caminhada em direção à rodovia. Reunindo ativistas de 18 países, o encontro aconteceu todas as vezes na Argentina, tendo sua primeira edição realizada no Brasil esse ano.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.