Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

10616392 678577005556690 6378839163299748813 nBrasil - Diário Liberdade - Na próxima sexta-feira (19/09), o seringueiro Osmarino Amâncio, que lutou com Chico Mendes e com Marina Silva na década de 1980, estará em São Paulo para promover uma palestra.


Durante o debate promovido pela TV Bandeirantes entre os candidatos à Presidência da República no último dia 28 de agosto, a candidata Marina Silva afirmou que Chico Mendes, seringueiro e líder sindical assassinado em 1989 na Amazônia brasileira, fazia parte da elite. A afirmação fez com que a figura de Chico Mendes fosse pautada com mais regularidade durante o processo eleitoral.

Para Osmarino Amâncio, companheiro de luta de Chico, e também de Marina, Chico combateu a elite e esta o assassinou.

Osmarino Amâncio conheceu Marina nas Comunidades Eclesiais de Base, ligadas à Teologia da Libertação. Ambos eram do Partido dos Trabalhadores. Ele saiu do partido no início da década de 1990 em solidariedade a companheiros que tinham sido expulsos naquela época, ela se elegeu deputada. Ele continua morando na floresta, organizando os trabalhadores pela base, ela optou pela política institucional, montando sua rede.

Leia mais: Chico Mendes, o socialista convicto [Vídeo]

Marina fez parte dos empates, mobilizações de seringueiros contra o desmatamento da floresta, e "no começo teve uma trajetória boa, mas depois se adaptou à legalidade burguesa, indo ocupar uma cadeira de deputada e, depois, de senadora e ministra. Então, fez a grande traição do movimento dos seringueiros", afirma Osmarino em entrevista ao Portal do PSTU.

No vídeo abaixo, retirado do blog de Solidariedade à luta de Osmarino Amâncio, o seringueiro opina sobre Marina Silva, sua guinada à direita ao longo de sua trajetória política e de suas atitudes como ministra do meio ambiente.

Além de São Paulo, Osmarino participará de eventos também no Rio de Janeiro, no dia 16 (terça-feira), no Sindicato dos Petroleiros (SINPETRO-RJ), e no dia 17 (quarta-feira) na Universidade Federal Fluminense (UFF).

sp-amancioServiço

Palestra/Debate: Marina Silva é uma alternativa?

Palestrante: Osmarino Amâncio.

Local: Quadra dos Bancários; Rua Tabatinguera, 192, próximo ao Metrô, Estação Sé - São Paulo/SP.

Hora: 19h.

Evento no Facebook: aqui.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.