Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

240913 elnBrasil - Vermelho - De acordo com o porta-voz da comissão de facilitação para um eventual diálogo entre o Governo da Colômbia e o Exército de Libertação Nacional (ELN), Jaime Bernal Cuéllar, diversos países se ofereceram para mediar o processo de diálogo com a segunda maior guerrilha do país, entre eles Brasil. De acordo com declarações dadas nesta segunda-feira (23), os demais países que se propuseram a cooperar neste sentido são do Uruguai, Costa Rica, Brasil, Venezuela e Cuba.


Desde outubro de 2012 o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (Farc-EP) mantêm, em Havana, uma mesa de diálogos mediada pelos governos de Cuba, Noruega, que são fiadores do processo e Chile e Venezuela, que são acompanhantes.

"Há países que fizeram manifestações como Costa Rica, Cuba, Venezuela e Brasil", disse Cuéllar à Caracol Radio, como informou a agência Infolatam, embora também tenha explicado que desconhece "o tempo, a agenda, a metodologia e o lugar" que o Governo planeja executar a ação.

No início de setembro, o vice-presidente colombiano, Angelino Garzón, declarou que os diálogos de paz entre o governo e o ELN, que segundo dados governamentais conta em suas fileiras com cerca de 1,5 mil combatentes, estava próximo.

Segundo declarações dadas por ele na ocasião, o processo não deve ocorrer em Havana, onde são celebradas as reuniões com as Farc-EP. Há uma forte especulação de que o Uruguai seja mediador do processo classificado pelo presidente José Pepe Mujica como "o mais importante hoje na América Latina".

Nesse sentido, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se reunirá nesta segunda (23) com Mujica, em Nova York, onde ambos participam da Assembleia geral da ONU, para tratar a participação do Uruguai em eventuais diálogos com o ELN e com as Farc.

O ELN libertou no final de agosto o geólogo canadense Gernot Wobert, e reiterou sua intenção de iniciar um diálogo de paz com o Governo. A libertação do canadense era uma condição fixada por Santos para pensar em um processo de paz similiar ao realizado com as Farc.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.