Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

anel-pstuBrasil - Diário Liberdade - Começou hoje na cidade de Juiz de Fora, interior do estado de Minas Gerais, o 2º Congresso da Associação Nacional de Estudantes - Livre (ANEL). Serão quatro dias de debates sobre a realidade do país e as lutas dos estudantes brasileiros.


A ANEL

A ANEL foi criada em 2009 para ser uma alternativa de esquerda à União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade estudantil protagonista de um movimento estudantil de luta em outras épocas, atualmente muito criticada pela sua falta de combatividade. Sob comando da União da Juventude Socialista (UJS, juventude do PCdoB), defensora das políticas do governo federal, a UNE é pouco ativa nas lutas e organização dos estudantes pelo país.

A ANEL foi fundada principalmente pelo esforço da juventude do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Ao longo do tempo outras forças políticas passaram a fazer parte da entidade, rompendo assim com a UNE. No entanto a maioria da esquerda, sobretudo os setores à esquerda do governo do PT, como as juventudes das variadas tendências do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a juventude do Partido Comunista Revolucionário (PCR) e a União da Juventude Comunista (UJC, juventude do PCB) ainda permanecem como oposição de esquerda na UNE.

O II Congresso da ANEL

O 2º Congresso iniciou nesta manhã de quinta-feira (30) e a mesa de abertura (foto) teve a presença da central sindical CSP-Conlutas, da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras, de Osmarino Amâncio (líder seringueiro do Acre), do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica/Profissional e Tecnológica, da Federação Nacional de Petroleiros, além de forte presença da juventude do PSTU e da LER-QI.

Para mais informações acesse o perfil do PSTU no twitter e no facebook.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.