Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

230715 transBrasil - RBA - Programa da prefeitura de São Paulo promove escolarização e reintegração social de travestis, transexuais e homens trans.


Dignidade e respeito é o que quer a comunidade LGBT, e é o que o programa Transcidadania vem oferecendo aos transexuais da cidade de São Paulo. Em seis meses de existência, o programa criado pela Prefeitura de São Paulo trouxe dignidade para muita gente.

Os participantes do curso têm em comum histórias de vida que incluem preconceito e sofrimento, simplesmente por serem o que são. Insultos e agressões no ambiente escolar fizeram que muitos abandonassem os estudos. Mas essas histórias estão mudando. O programa da Prefeitura de São Paulo promove escolarização e reintegração social de travestis, transexuais e homens trans.

“A partir desses cursos que a gente têm no Transcidadania, como o que vamos ter hoje de direitos humanos, de reinserção à sociedade de uma forma correta, a gente começa a criar interesse em estudar, em fazer uma faculdade, em querer ajudar. Hoje, o meu pensamento não é mais um pensamento egoísta, e sim altruísta”, conta a aluna Valeryah Rodriguez.

Além de frequentar escolas municipais e aulas extracurriculares, em matérias como direito e cidadania, os beneficiados do Transcidadania recebem uma bolsa de R$ 830. Para muitas, o dinheiro ajuda na luta para sair da prostituição.

"Não pretendo fazer programa pelo resto da minha vida. Quero poder ter um contrato na minha carteira, poder obter os mesmos benefícios que qualquer outra pessoa tem", conta Paloma Castro.

Para Alessandro Melchior, da secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, o programa contribui para a ampliação dos horizontes profissionais e de cidadania dos alunos. "Essa é a principal mudança que os programas sociais podem fazer na vida das pessoas."

Assista a reportagem completa de Jô Miyagi, para o Seu Jornal, da TVT:

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.