Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

310813 conviteColetivaPesqViol300x220Brasil - PCO - Pesquisa realizada em todo o país identificou a percepção popular da violência contra mulher.


O Instituto Patrícia Galvão e o Data Popular realizaram uma pesquisa para avaliar a “Percepção da Sociedade sobre Violência e Assassinato de Mulheres”.

O estudo foi realizado em cinco regiões do país, em 100 municípios, através de entrevistas em forma de entrevista domiciliar e indica que 54% dos entrevistados conhecem uma mulher que foi agredida pelo companheiro e 56% conhecem um homem que agrediu a parceira. Nessa relação a percepção geral é de que a mulher sofre mais violência dentro de casa que em espaços públicos.

É interessante que a população em geral tenha um entendimento da violência que é mais progressista que de grande parte do judiciário. Enquanto juízes estão desconsiderando denuncias com base na Lei Maria da Penha de mulheres que não consideram “vulneráveis”, 69% acreditam que violência contra a mulher não acontece só em famílias pobres. 7 em cada 10 pessoas entrevistadas identificaram que o risco é maior dentro de casa e que está é um tipo de violência específico contra as mulheres.

A diferença que foi destacada pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres é que é mais comum a denúncia de mulheres mais pobres que buscam ajuda e dependem do poder público dando maior visibilidade para a violência.

Existe também a compreensão de que o fim do relacionamento é um motivo de risco (43%). E 92% consideram que agressões frequentes podem terminar em assassinato.

Um dado muito significativo da pesquisa é que se a percepção geral sobre a violência contra a mulher melhorou, não mudou a confiança no poder público nem ajudou para que as mulheres se sentissem mais seguras.

Para quem não entende a relevância dos números que demonstram a violência contra a mulher vale mostrar uma comparação feita pelo Banco Mundial: As mulheres de 15 a 44 anos correm mais risco de sofrer estupro e violência doméstica do que câncer, acidentes de carro, guerra e malária, de acordo com dados do Banco Mundial.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.