Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

010413 nascidos livres iguais mBrasil - PGL - [José Carlos da Silva]


Enquanto parte da população francesa protesta contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o e Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH) avança na questão da igualdade e lança a nova cartilha sobre orientação sexual e identidade de gênero no direito internacional dos direitos humanos em Língua Portuguesa.

A edição em português foi realizada pelo Escritório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) no Brasil. Tendo como título "Nascidos Livres e Iguais", o livro de 68 páginas tem como principal objetivo servir ferramenta para ajudar os Estados a compreender melhor as suas obrigações e os passos que devem seguir para cumprir os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT), bem como para os ativistas da sociedade civil que querem que seus governos sejam responsabilizados por violações de direitos humanos internacionais.

No prefácio, Navi Pillay, Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, afirma: "A extensão dos mesmos direitos usufruídos por todos para pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) não é radical e nem complicado. Ela apoia-se em dois princípios fundamentais que sustentam o regime internacional de direitos humanos: igualdade e não discriminação. As palavras de abertura da Declaração Universal dos Direitos dos Humanos são inequívocas: 'todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos'".

O livro destaca as cinco obrigações básicas dos estados: proteger as pessoas contra a violência homofóbica, prevenir a tortura, descriminalizar a homossexualidade, proibir a discriminação e defender as liberdades de associação, expressão e reunião pacífica para todas as pessoas LGBT.

 

+ Ligações relacionadas:

Cartilha em Português [PDF]

Baixar a cartilha em inglês [PDF]


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.