Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

241212 erechimrsBrasil - LGBT Erechim - No último domingo, dia 16, ocorreu um violento ataque homofóbico em frente ao Clube Caixeiral. Dois homens atacaram covardemente Carla (para não expor sua identidade usamos um nome fictício), trabalhadora do comércio e lésbica, que estava com algumas amigas saindo após uma festa no clube. As garotas foram atacadas a socos e chutes, mas foi Carla quem sofreu as maiores agressões. Após cair no chão teve sua cabeça e face chutadas e pisoteadas. A polícia foi chamada mais de uma vez e não apareceu no local. Da mesma forma os seguranças do clube não interviram na situação. Por sorte uma motorista que passava em frente prestou socorro e levou a vítima ao hospital.


Carla ficou internada por alguns dias com diversos ferimentos, principalmente na cabeça. Liberada após a realização de uma tomografia, para identificar um possível coágulo na cabeça devido as pancadas, Carla foi à delegacia de polícia. Sem um atendimento adequado, procurou a delegacia da mulher da cidade.

O Coletivo LGBT de Erechim, grupo que está começando a se organizar na cidade, visitou a vítima para prestar apoio e orientação. Logo após foi à delegacia da mulher onde conversou com a delegada Diane Zanatta, para obter informações e cobrar medidas duras por parte da polícia. A delegada, numa atitude franca, falou da limitação da atual legislação, da falta de condições da segurança pública em oferecer ajuda às mulheres e às vítimas de violência homofóbica e reconheceu o forte machismo e homofobia existentes na justiça e na corporação policial. Reconheceu, ainda, que este foi o primeiro caso de violência homofóbica que chegou à delegacia.  Por fim, Diana comentou que casos como este não chegam até a delgacia em virtude do medo que as vítimas de homofobia tem de se expor.

É preciso um resposta da comunidade LGBT: organização!

Para nós do Coletivo LGBT de Erechim o caso de Carla deve servir para que todas as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTs) da região comecem a se organizar e mobilizar. Carla teve a corágem de levar adiante seu caso indo até a polícia, embora saiba que muito pouco pode esperar do poder público. Nos colocamos à disposição para prestar apoio e solidariedade no que estiver ao nosso alcance.

Queremos fazer deste caso um exemplo para a cidade e a região. Estamos acompanhando junto à delegacia da mulher, e pressionando as autoridades a tratarem com seriedade essa agressão para que não morra nos empoeirados arquivos policiais. E queremos alertar a todos os LGBTs que é preciso que estejamos organizados e atentos, pois casos como este (e tantos outros) deixam claro que o poder público e suas autoridades não podem oferecer a segurança de que precisamos.

Não é possível esperar que a resposta para nossos problemas venha do Estado. Precisamos fazer frente a essas agressões e construir um forte movimento LGBT na cidade que dê visibilidade à onda de discriminação e violência contra LGBTs e que chame os demais movimentos sociais para se somarem na luta contra o preconceito.

Criminalização da homofobia já!

O crime cometido contra Carla e tantos outros LGBTs é um crime de ódio, motivado pela homofobia (aversão aos LGBTs) e deve ser tratado como crime hediondo. No Brasil um LGBT é assassinado por dia. Pelo simples fato de termos uma orientação sexual ou identidade de gênero diferente daquela que é dominante, corremos o risco de morrer e somos alvo de todo tipo de violência e discriminação. Mas o país não possui uma legislação que criminalize esse tipo de violência contra a população LGBT. Dessa forma, crimes hediondos, como o que foi cometido contra Carla e tantos outros com final mais trágico, são tratados como briga de bar, e os agressores pagam penas mínimas como uma pequena multa. Isso tem nome: IMPUNIDADE!!!!

Por isso chamamos os movimentos sociais organizados, a população de Erechim e a sociedade em geral a apoiar e exigir a aprovação do Projeto de Lei Complementar 122 (PLC-122), que criminaliza a homofobia e que está tramitando no Congresso Nacional.

Chega de violência e mortes! Vamos denunciar a homofobia em Erechim e exigir a aprovação do PLC-122!

Foto: Skyscrapercity - Erechim (RS)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.