Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

unilabBrasil - RBA - A Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), formou na última sexta-feira (12), 57 estudantes da turma "Luís Inácio Lula da Silva" de seu curso de Bacharelado em Humanidades.


A solenidade, realizada no Campus das Auroras, entre os municípios de Redenção e Acarape, no Ceará, é repleta de significado: é a primeira formatura da primeira universidade brasileira que em entre suas diretrizes estabelecer, na educação superior, um link entre o Brasil e os países de língua de expressão portuguesa, em especial os africanos. Sem contar a cooperação internacional Sul-Sul, de maneira colaborativa, solidária, para a formação de quadros e a produção de conhecimento por meio do intercâmbio acadêmico entre estudantes e professores.

É também a primeira universidade a chegar a Redenção, na região do Maciço do Baturité, no Ceará, levando educação superior pública para jovens que dificilmente teriam acesso a esse nível de ensino, por meio do programa de ampliação da rede federal de ensino superior iniciada durante o governo Lula.

E, talvez o mais importante, a primeira vez que muitas famílias realizaram o sonho de ver um dos seus se formar numa faculdade. "Eu sou o primeiro da minha família a concluir o ensino superior" foi a frase quase unânime de estudantes de uma parcela da sociedade historicamente excluídos do ensino superior.

"É um sentimento de muita felicidade, estou realizando um grande sonho da minha vida, que é me formar. Foi muito difícil o trajeto, mas deu certo e vou continuar. Eu sou o primeiro da minha família a ter ensino superior e espero que meus irmãos me tenham como exemplo", disse Walef Santos, de 20 anos, nascido em Acarape, no Maciço de Baturité. Para ele, há a certeza de que a formatura é só o primeiro passo de um longo caminho de estudos que trilhará.

Aos 35 anos, Carlene Barbosa, de Igatu, no centro-sul cearense, mal conseguia conter a alegria. "O curso foi uma oportunidade única e é uma alegria imensa. O que a gente espera, daqui para frente, é continuar os estudos, continuar na Unilab, e daqui a três anos mais uma formação, do segundo ciclo do curso", declarou.

Mãe da formanda Wilquelina Ponciano, primeira da família a concluir o ensino superior, a auxiliar de serviços gerais, Luísa Maria Ponciano era pura emoção: "Estou muito feliz de ela estar se formando. Fico muito agradecida, primeiramente a Deus e depois a ela, que se interessou. Que ela seja muito feliz, que Deus ilumine mais os passos dela e que siga em frente", disse. "É um privilégio e emoção muito grande".

"Hoje estou esperando o melhor. Suspiro de alívio, de tranquilidade, de ter conseguido a primeira etapa, que era fazer o bacharelado. Mas não posso falar disso sem falar da minha família, da minha origem, a gente tem que falar de onde vem. Eu venho de Cabo Verde, de uma família humilde, que não tem tradição de escolaridade. Basicamente sou o primeiro a ter um curso, e isso é motivo de orgulho para mim mesmo e minha família", afirmou o estudante Carlos Santos, de 26 anos, que veio de Cabo Verde.

Em sua mensagem aos formandos, a reitora Nilma Lino Gomes falou da origem humilde. "Muitos dos nossos bacharéis aqui formados representam a primeira geração a cursar o ensino superior na sua família. E para nós que viemos de famílias pobres, com trajetórias de luta por direitos e por inserção social, a conclusão de uma graduação significa muito", disse.

De acordo com a reitora, a formatura representa a conquista de um direito. "Para as famílias pobres do Brasil, continente africano e Timor-Leste – e eu venho de uma família com estas características –, cursar o ensino superior não é simplesmente a ordem natural das coisas, o caminho posterior ao ensino médio. Significa a ruptura com uma história de desigualdade e exclusão. Significa a nossa presença em um espaço e tempo que não foi pensado para os pobres e coletivos sociais diversos, mas, sim, para as elites", frisou.

A reitora destacou ainda o desafio do projeto da Unilab. Citando o português Boaventura de Sousa Santos, professor de Economia da Universidade de Coimbra, disse que o projeto acadêmico da Unilab é emancipatório, que busca "formar sujeitos e mentes inconformistas e rebeldes diante da injustiça, das desigualdades, do racismo e de toda forma de discriminação".

Entre os integrantes da mesa de cerimônia estavam o vice-reitor, Fernando Afonso Ferreira, o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, e a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC Macaé Maria dos Santos.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.