Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Foto - GugaBrasil - JLO - O Jornal Luta Operária entrevistou o companheiro Augusto Saraiva, estudante de Geografia da USP, que está participando ativamente do movimento de greve e da ocupação da Reitoria, tanto que acabou de intervir na assembleia unificada dos estudantes da História e Geografia ocorrida na noite desta terça-feira, 08 de outubro, no pátio da FFLCH, reunindo centenas de estudantes e que deliberou por fortalecer o ato político unificado das universidades estaduais paulistas que ocorre nesta quarta-feira, 09, no Masp as 17h.


Militante trotskista, Guga, como é conhecido no movimento estudantil, vem sendo perseguido pelo reitor Rodas desde que participou do movimento da moradia retomada, sendo um dos companheiros que foram presos e processados por encabeçar a luta dos estudantes da USP.

Jornal Luta Operária (JLO): Como se deu a ocupação da Reitoria no começo de outubro?

Augusto Saraiva (AS)
: Já existe uma luta de longa data da USP pela transformação desta universidade elitista, com o objetivo que tenhamos uma universidade aberta à população e aos trabalhadores, para que mudemos o caráter da USP que foi projetada pela burguesia paulista. Esse combate se deu nas ocupações da reitoria nos últimos anos e agora, no começo de outubro, em torno da disputa do projeto de universidade, ou seja, se vai vingar o projeto da classe dominante ou se conseguimos transformá-la em uma universidade para os trabalhadores. Nesse sentido, a ocupação atual se realizou a partir da tentativa dos estudantes de transformar a estrutura de poder da USP. Isto se viu através de várias reivindicações como do governo tripartite na USP, como na defesa das diretas com o voto universal, pelo fim do vestibular, a devolução do bloco K e L que foi invadido pela reitoria, mas eram blocos de moradia estudantil, pelo fim dos muros excludentes da USP!

JLO: Qual o papel do DCE no processo de ocupação?

AS: O papel do DCE que hoje é controlado pelo PSOL-MES e PSTU sempre foi nos últimos anos o setor conciliador do movimento, aquele setor que é contra as iniciativas de luta dos estudantes, que foram contra as ocupações de reitorias e as greves. Hoje este setor participa da ocupação, mas tentando reduzir esta luta a busca por um espaço dentro da burocracia da USP, tanto que eles estavam e estão até hoje contra ampliar esta luta para as pautas surgidas no movimento. Hoje estes setores participam da ocupação na tentativa de reduzir esta luta a uma mera reivindicação por eleições diretas e paritárias para reitor. Só que o movimento é muito mais amplo do que isto. O DCE tenta atravancar a luta de uma forma mais geral, que se expressa através da ocupação, das greves, no enfrentamento com a polícia e a burocracia universitária servil a Alckmin (PSDB).

JLO: Acabou de ocorrer a assembleia unificada dos estudantes de História e Geografia. Quais as perspectivas do movimento daqui para diante?

AS: A assembleia dos estudantes da geografia e história foi muito positiva porque caminhou no sentido de ampliar a luta por uma universidade a serviço dos trabalhadores e não restringi-la a busca de um espaço de negociação com a burocracia universitária. A tentativa do DCE de rebaixar a pauta por eleições diretas e paritárias foi derrotada. Em todo o movimento estudantil da USP, vários ativistas e lutadores estão percebendo o papel traidor do PSOL e PSTU, que inibem a luta contra Rodas e Alckmin. Tiramos um calendário de luta, que passa por fortalecer a greve e a ocupação.

JLO: Sendo militante trotskista, como você vê a luta dos estudantes da USP no sentido de construir uma nova direção para o movimento estudantil aqui e em nível nacional?

AS: A luta esta avançando. A experiência com estas direções traidoras e oportunistas no DCE (PSTU e PSOL) e na UNE (UJS e PT) tem demonstrado a tendência ao combate independente da burguesia e em unidade com os trabalhadores, pelo enfrentamento direto para conquista vitória. A participação dos estudantes da USP nas jornadas de junho e agora nas lutas atuais vão no sentido de radicalizar para construir uma direção combativa para os estudantes e trabalhadores rumo ao socialismo!


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.