Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

310713 celpebrasBrasil - PGL - [José Carlos da Silva] Exame realizado em 22 postos no Brasil e 47 no exterior está com inscrições abertas.


 

A primeira edição de 2013 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) alcançou bons índices, com mais de 70% de candidatos aprovados, segundo balanço divulgado no dia 18 de julho pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. O Inep informou ainda que já abertas até 13 de agosto as inscrições para a segunda edição do Celpe-Bras.

O Celpe-Bras é o único documento nacional de proficiência em português como língua estrangeira, com reconhecimento oficial. O teste é aplicado em 22 postos no Brasil e 47 no exterior. O certificado é aceito internacionalmente por empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

O crescimento das inscrições aponta uma consolidação do exame e as aprovações seguem constantes: em 2011, 71,4% dos 2.735 inscritos obtiveram o certificado, 2012, 77,2% dos 3.268 inscritos foram aprovados e em 2013, o número de inscritos aumentou para 3.972.

O exame é aplicado duas vezes por ano. As inscrições para a segunda edição já podem ser feitas pelo site do Celpe-Bras, e vão até o dia 13 de agosto. As provas serão aplicadas entre os dias 22 e 24 de outubro deste ano.

Podem se inscrever participantes que, na data do exame, tiverem no mínimo 16 anos completos, e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro. Ao efetuar a inscrição, o candidato poderá selecionar o país e o posto onde irá fazer o exame.

A prova tem avaliações orais e escritas. De acordo com a pontuação obtida, o participante é classificado em quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não será certificado.

As inscrições devem ser feitas no sítio web do exame.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.