Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

childrenBrasil - Envolverde - O Programa Apadrinhamento de Escolas do Amazonas, lançado em 2012, beneficia mais de 20 escolas e quase 300 crianças e adolescentes de comunidades ribeirinhas.


Para ampliar a atuação no país, desde o mês de setembro de 2012, o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças e a Fundação Amazonas Sustentável – FAS se uniram para a execução do programa de Apadrinhamento de Escolas no Amazonas.

O projeto visa contribuir com a formação cidadã de crianças e adolescentes do Amazonas por meio de um modelo inovador de desenvolvimento humano e sustentável, que investe nas gerações futuras para a conservação da floresta e os ativos ambientais. O Programa Apadrinhamento de Escolas tem como missão o fornecimento de recursos necessários para a promoção da educação, a capacitação dos professores das comunidades ribeirinhas e, até mesmo, melhorias e construção de espaços para o aprendizado das crianças e adolescentes desta região.

Nesta fase, o Programa contemplará 20 unidades educacionais das Reservas de Desenvolvimento Sustentável – RDS Juma e Uatumã no Amazonas. Na RDS Juma, nove escolas de comunidades diferentes fazem parte do Programa, como as escolas Belas Águas, Boa Vista, Primor e Nova Jerusalém.

Já na RDS Uatumã, as escolas como a de Bom Jesus, localizada no município de São Sebastião do Uatumã e, também, a Escola Canaã da comunidade de Ebenezer no município de Itapiranga, estão inseridas na fase inicial do Programa. Nesta reserva, foram selecionadas 11 escolas ao total.

Ao todo, o apadrinhamento favorece 145 crianças do Ensino Fundamental da RDS de Uatumã e 146 em Juma. Além das crianças, são atendidos 61 alunos de faixa etária superior a 12 anos em Uatumã e 63 na RDS Juma.

A iniciativa contribui para melhorar a qualidade da educação das crianças ribeirinhas, que possuem grande dificuldade de acesso às escolas que lá existem. Por viverem longe destes espaços, as crianças dependem de transporte fluvial – a chamada rabeta, uma espécie de canoa com um motor acoplado – o que despende uma quantidade significativa dos recursos das famílias. Além disto, em escolas com menos de 10 alunos, não há fornecimento de merenda escolar e o fornecimento de água potável ainda é um problema para muitas unidades educacionais.

Por acreditar que não há perspectiva adequada de desenvolvimento sustentável sem que as próximas gerações sejam preparadas para os desafios, desde 2010, o ChildFund Brasil em parceria com a FAS trabalha para incluir na pauta de desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas, o tema da infância e adolescência. Infelizmente as informações disponíveis quanto ao direito à educação no Amazonas revelam um quadro preocupante. As escolas presentes nas Unidades de Conservação não estão incluídas nos sistemas de avaliação da qualidade do ensino, seja estadual ou federal. Outro dado importante é avaliar a qualidade da educação no Estado.

Com apenas 25 reais mensais, qualquer pessoa pode se tornar padrinho ou madrinha de uma escola no Amazonas e contribuir para a promoção da educação e consciência sustentável das crianças ribeirinhas, os verdadeiros guardiões da floresta. Para apadrinhar uma escola nas florestas do Amazonas, basta que o interessado acesse ao site www.apadrinheamazonas.org.br ou ligue para 0300 313 2003. Mais informações, também poderão ser obtidas pelo e-mail apadrinhamento@childfundbrasil.org.br.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.