O Diário Liberdade utiliza cookies para o melhor funcionamento do portal.

O uso deste site implica a aceitaçom do uso das ditas cookies. Podes obter mais informaçom aqui

Aceitar
Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

bizarroBrasil - Le Monde Diplomatique - [Jose Edimar de Queiroz] Ninguém pode ser contra a discussão de ideias que visem a tornar a execução orçamentária mais eficiente. Entretanto, não se pode esquecer que a vinculação aponta uma prioridade escolhida pela sociedade, que não quer ver as políticas de educação deixadas ao sabor da vontade dos governos.

ocupa escolas SPBrasil - EPSJV - [André Antunes] Num contexto de retirada de direitos e de crise de representatividade no movimento estudantil, jovens criam novas formas de organização e mobilização política.

escola de lutaBrasil - Le Monde Diplomatique - [Cristiano Navarro e Luís Brasilino] Ocupações de escolas em São Paulo retomam forma e estética das revoltas de junho de 2013 e conquistam nova vitória sobre o governo estadual de Geraldo Alckmin. Movimento pode ser entendido como um segundo momento de amadurecimento de uma nova geração de militantes.

IMG 8676Brasil - Le Monde Diplomatique - [Sandro Barbosa de Oliveira] Mas de onde veio essa força política? Ao que parece, ocupar uma escola foi ocupar o coração do espaço público na sociedade, o que permitiu aos estudantes se apropriarem de um espaço que não estava efetivamente em suas mãos e que lhes atribuiu legitimidade e reconhecimento por parte de diversos setores sociais.

formaturaBrasil - Le Monde Diplomatique - Na apuração da reportagem “Escolas de luta”, publicada na edição 102 (janeiro de 2016), o Le Monde Diplomatique Brasil entrevistou por e-mail a socióloga Silvia Viana, professora da FGV-SP. Confira a seguir o depoimento completo.

020116 livrosBrasil - Agência Brasil - [Luana Lourenço] Padronização da língua deve ampliar a divulgação da literatura em língua portuguesa, já que os livros passam a ser publicados sem diferenças de vocabulários entre os países da comunidade

291215 daluzBrasil - RBA - [Felipe Rousselet] Além do Museu da Língua Portuguesa, incendiado em 11 de dezembro, estão fechados o auditório do Memorial da América Latina, o Museu do Ipiranga e a Estação Ciência; ajuste de R$ 13 milhões afeta a área

281215 fogoBrasil - RBA - Instituto de Pesquisas Tecnológicas cobra fortalecimento de pontos estruturais abalados por incêndio que destruiu Museu da Língua Portuguesa no último dia 21

221215 fogoEsquerda Diário - Incêndio destrói o Museu da Língua Portuguesa.

221215 diplBrasil - Brasil de Fato - [Catiana de Medeiros] “Nosso compromisso é nunca esquecer que viemos dos assentamentos e acampamentos. Ao MST: conte com essas médicas e médicos veterinários; com homens e mulheres dispostos a encarar a luta por um Brasil sem cercas”, discursou uma estudante.

121215 goiasBrasil - A Verdade - [Andressa Palhares] Desde o dia 09, o Governo de Goiás experimenta as consequências de um movimento pela educação que visa a barrar a terceirização da gestão escolar via Organizações Sociais (OSs) e a militarização.

16648330238 d7ce0a0b70 zBrasil - Diário Liberdade - [Renato Nucci Jr.] Não há quem seja no Brasil contra a construção de um sistema de ensino público de qualidade. Todos os políticos unanimemente defendem a formação de uma rede de ensino capaz de dotar as crianças e jovens de informações, habilidades intelectuais e valores cidadãos. A educação seria o instrumento máximo para desenvolver o país e diminuir as desigualdades sociais. 

Captura de Tela 2015 12 10 às 13 38 55Brasil - Le Monde Diplomatique - [Cristiano Navarro] Cerca de 15 mil pessoas participaram de manifestação que percorreu as ruas de São Paulo. Ao chegar à Secretaria de Educação, o ato foi recebido pela PM com violência. Um estudante agredido relatou as agressões que sofreu de policiais.

goiasBrasil - Diário Liberdade - A grande mobilização dos estudantes secundaristas de São Paulo contra o fechamento de escolas estaduais pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) está inspirando estudantes de outros estados do país.

7042637085 585cccf84d zBrasil - Esquerda Diário - [Odete Cristina e Jéssica Antunes] Alckmin confirmou o adiamento da reorganização. É uma importante conquista, mas é importante manter as ocupações e convocar uma reunião estadual neste domingo de todas as escolas para decidir coletivamente os próximos passos. Opinamos que é possível seguir avançando na luta aproveitando o recuo do governo, passando para a ofensiva na luta por outro projeto de educação.

escolasBrasil - PCO - Nesta semana já são mais de 250 escolas ocupadas que são exemplares da amplitude e da combatividade desse movimento. É necessário manter as ocupações para combater a ofensiva da direita golpista.

manualBrasil - Diário Liberdade - A UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) produziu um manual para ser difundido entre todos e todas as estudantes que sentem a necessidade de ocupar as escolas públicas contra a reorganização do ensino proposta pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

instaBrasil - Caros Amigos - [Coletivo de estudantes de escolas ocupadas] Decidimos escrever esse texto para esclarecer alguns pontos sobre as ocupações das escolas públicas que não são mostrados pela mídia.

lauraBrasil - Brasil de Fato - [Milena Perdomo] No seus rostos está estampado o desejo de lutar pelo que lhes pertence, tal como está escrito no muro que recebe aos próprios estudantes e a jornalistas estrangeiros, como nós, em sua barricada de dignidade: “defendemos o que é nosso”.

18903844044 52deaf4915 zBrasil - PCO - O governo decidiu vincular na TV aberta uma campanha publicitária para, supostamente, esclarecer as dúvidas da população, devidamente revoltada com o fechamento de escolas e salas de aulas em São Paulo.

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.