Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

fazendaBrasil - Nova Cultura - [Alexandre Rosendo] Por volta das 5h da manhã do dia 25 de julho, cerca de 100 famílias camponesas organizadas pelo MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - ocuparam a Fazenda Cordeiro, localizada na zona rural do município de Águas Belas, a cerca de 40 km da sede municipal.


Camponeses ocuparam fazenda improdutiva e abandonada no agreste de Pernambuco. Foto: NOVACULTURA.info

A Fazenda Cordeiro, um grande latifúndio de 1000 hectares, permanece improdutiva e abandonada numa região marcada pela condição de sem terras dos lavradores locais.

Sem acesso à terra, os lavradores da região de Águas Belas permanecem arrendando terras de fazendeiros locais, impossibilitados de desenvolverem sua agricultura num contexto em que devem entregar aos senhores de terra parcelas expressivas da colheita ou pagarem-nos em dinheiro pelo arrendamento, e dependentes de ciclos agrícolas baseados nas estações do ano, reduzidos à condição de desempregados nas estações do ano fora do inverno, época de chuvas onde os lavradores aram as terras e semeiam as lavouras: Grãos como milho e feijão, em sua esmagadora maior parte.

Os camponeses permanecem acampados na fazenda, esperando vistorias do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), bem como em disposição a negociarem com o proprietário da fazenda, para que seja desapropriada com fins de reforma agrária.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.