Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

marolinhaBrasil - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A maior queda do mercado especulativo de commodities (matérias primas) desde 2002. Ou, como os economistas burgueses gostam de dizer, fim do super ciclo das commodities.


O Brasil que direcionou as políticas públicas para a produção e exportação especulativa de meia dúzia dessas commodities (petróleo, minério de ferro, carne, soja, milho e açúcar) está sendo atingido em cheio pela crise capitalista. Estamos entrando na linha de frente do previsto novo (e apocalíptico) colapso capitalista mundial.

O governo brasileiro e a própria burguesia se encontram em estado de completa perplexidade perante o avançado contágio da crise capitalista no Brasil. A demagogia sobre a suposta blindagem, baseada nas reservas soberanas e o fundo bancário (depósito compulsório dos bancos), caiu por terra a partir do segundo semestre do ano passado, e, com particular intensidade, a partir do segundo trimestre de 2012.

Todos os planos implementados pelo governo, a começar pelas isenções de IPI para a linha branca, de novembro de 2011, não conseguiram mais que arrancar alguns suspiros a mais do falido capitalismo tupiniquim, garantindo as taxas de lucro dos capitalistas, disparando o endividamento público e repassando o peso da crise para os trabalhadores por meio da erosão inflacionária e o arrocho salarial.

As medidas têm sido baseadas na implementação ainda mais profunda das políticas neoliberais – uma adoção em larga escala do programa da direita. O motivo? A completa falta de alternativas, de base material para implementar uma política que as substituam.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.